.


 

TeatrUBI em Ourense

POR VÂNIA CAETANO

Com o intuito de participar no 5º MITEU (Mostra Internacional de Teatro Universitário), e acompanhado de um frenesim estonteante, no passado dia 11 de Maio, pela manhã, o TeatrUBI (Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior) deslocou-se a Espanha.

Realizado em Ourense entre 25 de Abril e 12 de Maio, este festival de teatro contou com a organização do Maricastãna (Aula de Teatro de Ourense) e do SARABELA TEATRO. Estiveram presentes neste MITEU grupos de teatro universitário internacionais, vindos de países tão variados como a Austrália, a Costa de Marfim e Portugal. Este último presenteou o fecho do MITEU com as peças "Hamlet" de William Shakespeare e "...e a viagem começou..." de Ruth Mandell, que constituem o trabalho mais recentemente encenado pelo TeatrUBI.
Logo pela manhã do dia 12, começaram os preparativos: montagem de luzes, cenários , ensaios,... uma correria com um sorriso estampado no rosto. À noite foi hora de encarar o público exigente do Teatro Principal: "Correu bem!" diz Leonor Afonso, enquanto se descaracteriza. O ambiente vivido nos bastidores prolongou-se ao exterior. "É sempre bom estar com os amigos!" - dizia Eric Gonçalves, membro do TeatrUBI.
No final da exibição das peças, realizou-se o habitual debate em que o TeatrUBI explicou a concepção teatral utilizada na encenação das peças, e o porquê destas se basearem essencialmente na imagem, no movimento e na metáfora. "Vivi o espectáculo como uma experiência religiosa" - diz um professor de filosofia que se encontrava entre os espectadores.
E para o ano que vem, fica a promessa de voltar do TeatrUBI, pois mais do que um encontro de teatro, este MITEU representa um encontro de línguas, culturas e emoções, que já é uma tradição para o Grupo, desde 1997.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda