.


 

Covilhã
Um mês com o basquetebol

POR FILIPA COSTA

A mais recente iniciativa da Associação de Basquetebol de Castelo Branco já começou neste mês de Maio e deverá prolongar-.se até 11 de Junho.
Iniciativa semelhante já teve lugar o ano passado, mas este ano a associação optou por concentrar as actividades todas num só mês.
Todos os Sábados e Domingos serão realizados jogos em várias localidades, tentando desta forma descentralizar as iniciativas. Os jogos tiveram início no Teixoso, passando pela Covilhã, Tortosendo, Cortes do Meio, Paúl e Dominguiso, sendo a final no Teixoso.
João Carlos Lanzinha, presidente da associação, fala desta iniciativa, "Nós temos uma Associação de nível distrital, que se concentra aqui, sobretudo na zona do Fundão, Covilhã e Belmonte. Temos a competição normal e um conjunto de pontos altos, que nós acertamos, anualmente, com a Federação Portuguesa de Basquetebol."
O objectivo é incentivar os jovens e mostrar que para além do futebol, há outros desportos amadores interessantes. Para isso, têm as actividades de divulgação. "Estamos a fazer um trabalho importante junto das escolas primárias. Temos um monitor que vai a todas as escolas que aderiram ao projecto. Levamos o material e explicamos aos jovens como se pratica o basquete", afirma.

Falta apoio ao desporto

"Tudo isto joga um pouco com os apoios pontuais, que sobretudo são dados pelas autarquias. Tirando isso, poucas fontes de financiamento há", comenta Carlos Lanzinha, que vê o desporto no interior a perder forças. "Agora há um déficit em termos de desporto no nosso país. Estamos concentrados naquilo que é uma só modalidade, todas as outras são esquecidas."
João Carlos Lanzinha recorda os tempos em que havia apoios para todas as modalidades, dando opotunidade aos jovens de poderem praticar em condições o que quiserem. "É pena que isto aconteça no nosso País. A televisão espanhola transmite em directo as finais dos campeonatos escolares de várias modalidades. Temos de criar condições para que isso também se passe em Portugal."

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda