.


 

Projecto candidato a fundos europeus
Complexo Desportivo
pronto a arrancar

POR SÓNIA ALVES

As obras de infraestruturação do Complexo Desportivo da Covilhã vão começar em breve. A sua construção foi aprovada em Sessão de Câmara de sexta-feira, 5. A abertura dos concursos para a execução das pistas de atletismo e estádio de futebol também não vão demorar, garante João Esgalhado, vereador com o pelouro do Associativismo.
A construção das infraestruturas de apoio está orçada em um milhão de contos. O Estado assegura 600 mil e a restante quantia é da responsabilidade da Câmara Municipal. Devido à grandeza destes valores, a autarquia espera candidatar este projecto ao III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), a fim de obter uma parte do financiamento. Até ao momento, o III QCA apenas contempla a construção de estádios de futebol e pistas de atletismo.
As infraestruturas e pistas de atletismo do Complexo Desportivo da cidade serrana devem estar concluídas até ao final do próximo ano. A construção do estádio de futebol deve, por outro lado, começar nos próximos meses e a sua concretização deve, segundo as previsões, estar terminar em 2002.

UBI colabora

A construção do Complexo Desportivo é "um passo importante no sentido de garantir ao concelho um conjunto de equipamentos desportivos de ponta", acredita João Esgalhado. Produzir riqueza para a região e reforçar o turismo desportivo são alguns dos objectivos da execução deste equipamento.
Um investimento que, no total, atinge os três milhões e meio de contos. A área, com uma dimensão de quase 100 hectares, inclui um estádio de futebol, pistas de atletismo, campos de treino, estádio para desportos colectivos e piscinas aquecidas. Espaço que os seus promotores aguardam que seja capaz de receber competições desportivas de nível nacional e internacional.
A Universidade da Beira Interior (UBI) também vai desempenhar um papel importante nesta obra, nomeadamente no apoio à construção das piscinas. A esta instituição cabe a tarefa de promover o projecto, enquadrar o funcionamento e coordenar a sua execução e gestão.
NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda