.


.

 


José Geraldes*


Fátima e a beatificação dos pastorinhos

O dia 13 de Maio de 2000 vai ficar na história do cristianismo em Portugal, como um marco de referência inevitável. A vinda do Papa João Paulo II expressamente para a beatificação dos pastorinhos videntes Jacinta e Francisco é o sinal máximo de credibilidade para Fátima.
O facto da beatificação aprovada, pelo Vaticano com base num milagre demonstrado pela ciência médica já impõe só por si as aparições da Cova da Iria, sem qualquer margem para ambiguidades. Embora se trate de aparições privadas, mesmo sem explicitação como dogma, a aprovação oficial da Igreja e a presença, primeiro, de Paulo VI a 13 de Maio de 1967, e agora pela terceira vez de João Paulo II, são elementos que desfazem todas as dúvidas.
Os críticos continuarão a existir. E há pessoas que se tornaram incapazes de compreender a fé dos milhares de peregrinos que anualmente se deslocam a Fátima. D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa tem razão quando fala de "análises tendenciosas". E é de lembrar a resposta daquela mulher que, de joelhos, cumpria a sua promessa, a uns pergunta de D. Manuel Vieira Pinto, actual Arcebispo de Nampula:- "Não foi a você que fiz a promessa".
Agora tornou-se moda criticar Fátima. Uns porque confundem Fátima e o comércio. Outros porque são avessos à religiosidade popular ilustrada pelas multidões que acorrem ao Santuário. E ainda há um terceiro grupo que, sem bases científicas, se limita a denegrir Fátima, comparando a "Senhora mais brilhante que o sol", a deusas antigas.
Paul Claudel, exímio diplomata francês poeta e reconhecido autor de peças de teatro, tem uma expressão que deita por terra a teoria da conspiração de tais críticos: "Fátima é a explosão do sobrenatural". Após a implantação da República em 1910, Afonso Costa profetizou que "antes de duas gerações, a religião teria desaparecido de Portugal." Enganou-se redondamente. E Fátima foi a resposta mais cabal à sua profecia.
A mensagem de Fátima é plenamente evangélica. E centra-se no chamamento à Conversão e à penitência como Jesus Cristo anunciou. O que Maria Comunicou aos pastorinhos tem fundamento bíblico e teológico na sua totalidade: o amor, a misericórdia, a salvação, o pecado, o céu, o inferno, a Eucaristia, a oração, a Igreja, o lugar do Papa, o seu magistério e a preocupação com os outros.
Muito se tem especulado sobre o terceiro segredo de Fátima guardado em Roma que, no dizer do Patriarca de Lisboa, pode ser objecto de divulgação pelo Papa na beatificação dos pastorinhos. O Cardeal Ratzinger, presidente da Congregação para a doutrina da Fé (o equivalente a um ministro no governo) comenta: "Não se trata de um acontecimento da história futura.(…). A Senhora não aponta pormenores sobre o futuro nem Se ocupa da grande história do mundo mas procura antes ajudar no caminho da fé".
A beatificação de Jacinta e Francisco põe em evidência modelos a imitar na fé e dignos de veneração e intercessão. As suas virtudes são oficialmente reconhecidas pela Igreja. E, como considera D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a causa dos Santos, apresentam valores" para o nosso tempo. E o contributo de Lúcia foi importante. Diz o Prefeito: "Lúcia pôs em relevo o modo de ser e de se comportar antes, durante e depois das aparições, o seu progresso sempre crescente na vida espiritual e o seu modo de viver verdadeiramente heróico". Mas - sublinha - "a santidade é estritamente pessoal. Portanto, a santidade de Jacinta é dela, a santidade de Francisco é dele. Não têm nada a ver com a santidade de Lúcia. Só Deus sabe se esta será beatificada".
A beatificação dos pastorinhos vai dar novo impulso a Fátima. E um novo rosto ao Santuário que se transformou em "altar do mundo". A ligação da própria vida pessoal de João Paulo II a Fátima abre novos caminhos não só ao culto mariano mas também a uma revitalização da pastoral do Santuário. Mesmo não crentes confessam, com honestidade, que ir a Fátima não pode deixar ninguém indiferente.

*NC / Urbi et Orbi






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda