.


 

Escolas de Economia:
problemas e soluções

Discutir os problemas existentes a nível do Ensino Superior e perspectivar soluções foi o principal objectivo desta palestra. Sendo o primeiro painel do Congresso, contou com a presença de Vasco Cardoso, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

Desde a falta de avaliação pedagógica dos docentes, até à falta de apoios e de infra-estruturas, muitas foram as questões colocadas ao longo desta conferência.
Vasco Cardoso refere que a problemática incide em vários pontos. Em primeiro lugar, "assistimos a um multiplicar de cursos na nossa sociedade. Contudo, a articulação que esta tem com as expectativas de mercado nem sempre é a melhor".
A qualidade ao nível da transmissão e aprendizagem de conhecimentos varia de escola para escola. Contudo, "não basta aos docentes saberem ensinar; seria bom que houvesse um acompanhamento ao longo da carreira. Não podemos esquecer que, o facto de o docente estar ligado à instituição traz consigo um conjunto de mais-valias".
Outro ponto abordado prendia-se com a questão da melhoria da qualidade. Existem instituições com dificuldades, quer a nível da falta de docentes, quer em termos financeiros, quer ainda na sobrecarga de alunos que cada docente possa ter. Segundo Vasco Cardoso, " existem professores que leccionam uma média de 200 alunos ou mais, porque a instituição não é capaz de contratar outros".
A falta de capacidade critica que se verifica na maioria dos estudantes foi outro dos pontos focados por Vasco Cardoso. O presidente da AAUBI sublinhou a importância da mudança e a sua rapidez: "As novas tecnologias têm uma grande influência na nossa sociedade, em todos os sistemas, quer sejam eles políticos, económicos ou sociais. Urge então acompanhá-las e desprender-nos um pouco do ensino que sempre tivemos, um ensino eminentemente livresco".
De certa forma, " estamos aqui não apenas para obter uma licenciatura, mas sim todo um conjunto de vivências académicas que contribuem com grande peso para o nosso enriquecimento pessoal".
É claro que estas e muitas outras questões não são susceptíveis de solução fácil ou imediata. Além do mais, como refere o presidente," existe um número variado de cursos e só confrontando os problemas de norte a sul do País é que será possível perspectivar algumas saídas. Contudo, estamos conscientes que não é possível encontrar soluções únicas em termos de gestão de empresas, ou mesmo a nível económico".

VOLTAR

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda