.


 

Portugal XXI

Neste painel, o objectivo foi equacionar o futuro e perspectivar a realidade das ciências económicas. Antes de iniciar-se o debate, foi escolhido o destino do VI Congresso no próximo ano. Contando com a presença de Simões Lopes, Bastonário da Ordem dos Economistas e de Acácio Catarino, representante do ministro do trabalho e da solidariedade, esta foi a palestra com maior participação.

Segundo Simões Lopes, " este é o século em que devemos ter a ambição de solucionar tudo aquilo que até agora não foi resolvido. Porém, é necessário agir depressa, pois estamos num contexto em que a velocidade da mudança é enorme".
Neste sentido, os cursos devem ser estruturados de forma a que consigam dar uma base sólida para confrontar as mudanças. "Lá lá vai o tempo em que se arranjava um emprego para toda a vida; e hoje embora se arranje, as mutações obrigam a ter uma capacidade de resposta permanente".
É isto que acontece no ensino e em todos os outros campos da vida humana.
Assim, Simões Lopes refere algumas soluções: " Em primeiro lugar, é necessário que se definam bem os objectivos pretendidos, objectivos esses que devem ir de encontro às necessidades. É fundamental, também, que se entenda a economia como uma ciência social, que está ao serviço das pessoas, onde elas estão. Precisamos de crescer, mas tem de ser um crescimento que responda às necessidades de desenvolvimento e não um desenvolvimento qualquer".
Estas soluções apontadas, entre outras, reflectem o mundo em que vivemos, " um mundo com um quadro de cada vez maior abertura, cada vez mais competitivo. Temos necessidade de uma permanente actualização".
Segundo Acácio Catarino, "ambas as ciências económicas têm uma estreita relação com o emprego e com o mundo do trabalho. Por conseguinte, exige-se uma maior apetência e uma melhor preparação aos futuros jovens licenciados nestas áreas".

União é essencial

Quanto à criação de associações para os cursos de Economia e Gestão, Simões Lopes defende que "estas duas ciências não podem ser separadas. A Ordem dos Economistas engloba economistas e gestores, basta que preencham os requisitos necessários para tal. Mais do que as diferenças, há que atentar às semelhanças que existem entre os dois cursos ".
Segundo Sandro Sousa, presidente da Comissão executiva do Congresso, " a opinião do Bastonário foi de encontro àquilo a que eu penso ser a opinião maioritariamente existente. Os dois cursos são muito parecidos, embora com especificações diferentes. Existe uma base comum e é essa base que tem de ser reforçada. Mais do que diferenças, existem muitos pontos convergentes".

VOLTAR

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda