.


.

 


Miguel Portas foi uma das presenças fortes nestas Jornadas de Sociologia



PODE SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO EM

Crescimento, Competitividade
e Emprego no Portugal Contemporâneo

Esta palestra teve por objectivo promover uma reflexão conjunta àcerca das perspectivas futuras para os jovens licenciados no mercado do trabalho. Entre os oradores, estiveram presentes Chorão da Fonseca, presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e Paula Paulino, socióloga da DELPHY.

Democracia e Sociedade Civil: reinventar ou reconstruir
o diálogo?

A distância cada vez maior entre o poder e os cidadãos foi o tema que conduziu este painel. Reflectiu-se a realidade e traçaram-se perspectivas. Dos presentes, destaca-se a figura de Miguel Portas e de Fátima Abrantes, secretária da Comissão Nacional de Eleições.

O sociólogo na saúde:
estudos e perspectivas

Introduzir a sociologia nas áreas da saúde foi o tema à volta do qual se desenrolou o debate. João Gomes, pertencente à comissão instaladora do hospital Cova da Beira e Pedro Hespanha, docente de Coimbra, foram dois dos oradores presentes. O objectivo, contudo, é o mesmo: humanizar.


Debate na UBI
"Percorrendo os caminhos
da Sociologia"

POR SUSANA FREITAS

O desenvolvimento regional, a democracia e a falta de diálogo entre o poder e os cidadãos foram algumas das questões abordadas nas 3ªs jornadas de Sociologia, que estiveram presentes na UBI no passado 9 e 10 de Maio. No entanto, um dos pontos fortes do evento foi a presença de Miguel Portas, que suscitou uma grande plateia. Reunindo uma adesão significativa, estas jornadas apresentam-se como um exemplo a seguir para iniciativas futuras

Contando com a presença do vice-reitor da UBI, Mário Raposo, as jornadas tiveram inicio logo pelas 10h00 de terça-feira. Após a sessão de abertura, o painel "Desenvolvimento Regional: realidade ou utopia" contou com a figura de Carlos Pinto, presidente da Câmara municipal da Covilhã. Segundo o edil, " o desenvolvimento regional é sustentado em função da melhoria do nível de vida das pessoas. Em Portugal, não podemos falar de desenvolvimento regional , mas sim de desenvolvimento regional localizado em determinados espaços". O presidente acrescentou ainda que " é necessário que haja um desenvolvimento que nos permita concorrer entre cidades e, futuramente, entre países".
O evento contou ainda com oradores de vários pontos do País. Entre eles, o mais aguardado era Miguel Portas, que veio participar no painel " Democracia e Sociedade Civil: reinventar ou reconstruir o diálogo?". Chorão da Fonseca, director do Instituto de Emprego e Formação Profissional; Fátima Abrantes, secretária da Comissão Nacional de Eleições; e João Gomes, pertencente à Comissão Instaladora do Hospital da Cova da Beira.
Sendo resultado de um longo trabalho preparado pelo conselho de estudantes de sociologia da UBI (CESUBI), esta iniciativa contou com os apoios do Departamento de Sociologia e Comunicação Social da UBI, da Reitoria e da Associação Académica. Entre os patrocínios, destacam-se a Câmara Municipal da Covilhã, a Associação de Municípios da Cova da Beira, e o INATEL, entre outros.

Sociologia de parabéns

Os objectivos das jornadas foram, na sua maioria, cumpridos. Contudo, é de realçar que o evento "representou um grande trabalho por parte dos organizadores". Tal como afirma Ana Almeida, presidente do CESUBI, "Trabalhamos muito e foi muito difícil reunir todas as semanas. Porém, havia muita gente a esforçar-se em função do mesmo objectivo: que tudo corresse bem".
Em termos de painéis, em relação aos oradores, e mesmo quanto à participação das pessoas, " as jornadas foram de encontro às nossas expectativas, pois também tivemos o cuidado de escolher temas actuais, pertinentes, e personalidades capazes de esclarecê-los" - refere a presidente.
A adesão foi significativa. Venderam-se cerca de 80 bilhetes gerais, e estiveram presentes perto de volta de 100 pessoas por painel. Contudo, as atenções viraram-se para Miguel Portas, que reuniu uma grande plateia. A isto, Ana Almeida responde: " É evidente que Miguel Portas é uma figura mediática, uma mais valia, facto que ajudou a promover as nossas Jornadas. Contudo, penso que no geral, houve interesse em todos os painéis e em todos os conferencistas".
Segundo Dora Loureiro, membro da organização das Jornadas, " o balanço foi positivo". Agora resta seguir o exemplo para futuras acções a realizar.

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda