.


 

Centro Hospitalar da Cova da Beira
Rastreio gratuito do cancro de pele

A iniciativa decorreu a 5 de Junho e fez adivinhar novos tempos para o Centro Hospitalar da Cova da Beira. Em breve, os utentes vão ter à sua disposição o equipamento mais recente para tratamento de patologias pré-cancerosas.

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai ser apetrechado dentro de pouco tempo com tecnologia laser para tratamento de patologias pré-cancerosas. Um equipamento que, em toda a Região Centro, apenas existe em Coimbra.
Helena Melo, dermatologista daquela instituição hospitalar, fez este anúncio, na mesma ocasião, em que deu a conhecer os pormenores do rastreio gratuito de cancro de pele. Esta acção de prevenção teve lugar na segunda-feira, 5, no Gabinete de Dermatologia do CHCB e foi realizada em simultâneo com os restantes serviços de dermatologia do País. As inscrições estavam limitadas a apenas 50.
Já foram diagnosticados quatro casos de melanoma na Covilhã, um tipo de cancro mais fácil de tratar, quando descoberto a tempo. Um mal que atinge, sobretudo, a população mais jovem. Ainda se desconhece em pormenor o que o provoca.
Os especialistas já concluiram, no entanto, que o Sol desempenha um papel importante no aparecimento do melanoma. Por esta razão, pessoas com determinadas características de pele têm maior propensão para serem contagiadas. Como medida eficaz para evitar esta realidade, os dermatologistas aconselham que todas as pessoas façam o reconhecimento de sinais precoces através de um auto-exame periódico.

NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda