.


.

 


A organização faz um balanço positivo do Campeonato


Campeonato Europeu de Body Building e Fitness na Covilhã
Portugal em Oitavo lugar

POR ANTÓNIO VERÍSSIMO

Os atletas portugueses, Fernando Maciel e Jorge Rodrigues que estiveram, anteontem, a representar Portugal no Campeonato Europeu de Body Building e Fitness reclamaram falta de apoio para a prática deste desporto em Portugal.
Jorge Rodrigues, de 33 anos, atleta de Fitness radicado em França, que defendeu as cores nacionais e que ficou em oitavo lugar, afirma que o desporto do ginásio em Portugal "não é devidamente considerado".
Segundo informações das rádios locais, enquanto decorria o concurso, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã fazia o discurso do fecho da época desportiva da Associação Desportiva da Estação (ADE), na Escola Preparatória Pêro da Covilhã.
Maria Adelaide, mãe de Jorge Rodrigues, desabafa a sua "tristeza" por o filho não ter tido apoio para tomar parte no campeonato. "Eles dão mais atenção ao futebol do que ao Fitness. O meu filho perdeu alguns dias de trabalho para dignificar Portugal, mas não teve consideração. Pagou a sua própria passagem e só recebeu um fato de treino".
Entretanto, Maria Adelaide que veio de França juntamente com o marido, achou que a participação do filho "foi muito boa", embora esperasse "uma melhor classificação".
Jorge Rodrigues, que já conquistou o quarto lugar no campeonato de Fitness de Paris, defende que a sua classificação (8º lugar) foi boa. Considera que os atletas, principalmente os alemães e italianos, apresentaram um nível muito elevado. "Não há desculpas, mas o certo é que perdi 14 quilos antes de vir à Covilhã e isso dificultou-me a prestação" concluiu.
Jorge Rodrigues, de 75 quilos, e 1,73 metros, promete voltar a Portugal para expor os seus conhecimentos aos frequentadores do ginásio Muscle Gimn.

Itália vence Fitness na Covilhã

Os italianos acabaram de conquistar o primeiro lugar no concurso Fitness da Covilhã. Mais de 300 atletas provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Rússia, Suíça, e França tiveram a oportunidade durante o fim de semana de 3 e 4 de Junho para exibir a sua musculatura, e a habilidade adquirida durante muito tempo nos ginásios.
Perante uma assistência razoável, as opiniões dividiam-se quanto à classificação. Para muitos a Alemanha seria o vencedor. Para os portugueses presentes, "Portugal ainda tem de trabalhar mais nesta área para poder dar uma melhor imagem ao Fitness".
A organização do evento faz um balanço positivo daquilo que se passou no Sábado e no Domingo. A promessa fica de que no próximo mundial de Body Building e Fitness a realizar-se em Espanha, Portugal vai estar presente com atletas da Covilhã.
Segundo Carlos Rodrigues, elemento da WABBA, o campeonato que se realizou na Covilhã foi apenas para divulgar esta modalidade que é pouco falada na região. De acordo com este mesmo responsável, as competições desportivas de ginásio têm de ser mais divulgadas.
Recorde-se que na Covilhã existem alguns ginásios. No entender dos representantes portugueses Fernando Maciel e Jorge Rodrigues, estes recintos desportivos ainda estão num nível muito baixo em relação aos restantes países europeus.

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda