.


 

OIT organiza 88ª Conferência Internacional de Trabalho
Jorge Sampaio convidado de honra em Genebra

A necessidade de encontrar novos meios de regulamentar o mundo do trabalho é o tema da conferência que o Presidente da República portuguesa deu ontem em Genebra. Jorge Sampaio foi convidado de honra da 88ª Conferência Internacional do Trabalho, tendo sido também o primeiro chefe de Estado a discursar em português na Sala das Assembleias das Nações Unidas, perante as 175 delegações dos Estados-membros da Organização Internacional de Trabalho (OIT), organizadora da iniciativa.
O discurso do Presidente português era aguardado com alguma expectativa dada a importância de Portugal na OIT. Além de ser um dos países-membros fundadores da organização, ratificou as oito convenções fundamentais destinadas a pôr em prática os quatro princípios fundamentais do trabalho: liberdade de associação e reconhecimento efectivo da negociação colectiva; eliminação de todo o trabalho forçado; abolição do trabalho infantil; e abolição das discriminações no domínio do emprego e da profissão.
Jorge Sampaio aproveitou esta visita para estar com os emigrantes portugueses. Questionado sobre o que pensa sobre o voto para os emigrantes, o Presidente disse o mesmo que declarou há quatro anos atrás: "participem, inscrevam-se, votem se possível nas eleições portuguesas e nas eleições do país onde estão. Quero que sejam mais activos, mais participativos, mais capazes de ter influência". A comunidade portuguesa é a maior comunidade estrangeira de Genebra, sendo constituída por 30 mil habitantes.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda