.


 

Curso de Verão em Língua Portuguesa começa já em Julho
UBI lecciona
para alunos estrangeiros

POR DANIELA MALHEIRO

No próximo mês chegam á UBI alunos de toda a Europa, e não só, para frequentar mais um curso de Verão em português. Um intercâmbio importante para a cidade e para a UBI do ponto de vista cultural. Para quem vem de fora, uma boa oportunidade para ver de perto uma das maiores belezas naturais do nosso País.

O 4º curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesa leccionado pela UBI começa já no próximo mês de Julho. O projecto decorre há quatro anos consecutivos, tendo já actualmente uma adesão bastante significativa. Malaca Casteleiro, docente da UBI na área de letras tem sido também ele o director responsável por estes cursos de Verão, onde habitualmente tem a seu cargo a recepcão dos alunos.
Maria Graça Sardinha, também ela docente da UBI nesta área, é actualmente a coordenadora, orientadora e uma das docentes deste curso. Segundo ela são vários os esforços que a UBI está a fazer neste sentido: "Temos tido sempre cursos de Verão para estrangeiros, e além disso estamos a leccionar cursos para macaenses ". Paralelamente a estas actividades, a UBI lecciona também durante todo o ano cursos de português para os docentes vindos do estrangeiro, e alunos do programa Erasmus. "Há inclusive um curso de português de três níveis que funciona todo o ano na UBI e é aberto à comunidade, tendo muita gente ".
Este curso de Verão, que inicialmente foi pensado para docentes, é agora dirigido a pessoas de todo o mundo que queiram aperfeiçoar conhecimentos de português.

"Requerem muito de nós"

O processo de encaminhar, hospedar e orientar os alunos está todo ele a cargo de Graça Sardinha, que não se poupa a esforços para que tudo corra pelo melhor. Segundo refere" são alunos muito interessados, que vêm para aprender ", situação que requer em todos os momentos muita dedicação.
A falta de coragem para deixar os alunos entregues a si próprios, obriga-a a dispor de grande parte do seu tempo, situação que contudo faz com muito agrado ano após ano, pela grande gratificação do contacto com os alunos.
Os alunos têm de resto acesso a tudo a que qualquer estudante da UBI tem: as cantinas, os bares, e as residências de estudantes.
O curso de português para estrangeiros é dividido por três níveis, consoante os actuais conhecimentos de cada aluno. À chegada é feito um teste de avaliação de conhecimentos a todos, que ditará a divisão dos alunos pelos vários níveis. Funcionando de forma gradual, o curso começa pelos conteúdos gramaticais, seguindo-se a comunicação oral e por fim a produção de textos.
Os níveis mais frequentados são normalmente os dois primeiros, por serem mais acessíveis. Seja qual for o nível, no final há avaliação para todos os alunos e a entrega de um diploma. O curso é maioritariamente leccionado pelos professores da UBI, tendo o auxílio dos professores do secundário sempre que o horário não permite. É dividido em vários módulos, e contempla aulas teóricas, práticas, seminários e conferências. "Um curso intensivo " como lhe gosta de chamar Graça Sardinha.

UBI perde pela interioridade

Apesar dos esforços que tem feito para divulgar este curso nas Universidades e Embaixadas de todo o mundo, a UBI continua a ser penalizada pelo factor interioridade, que leva muitos alunos a preferirem as universidades portuguesas do litoral pelos seus melhores acessos e localização. Facto que, como explica Graça Sardinha, tem também a ver com "a falta de actividades que é difícil oferecer cá por muitos condicionalismos ".
A ausência dos estudantes na cidade no mês de Agosto e outros restrições de uma cidade no interior são os factores mais apontados. Situação que não tem impedido o bom funcionamento do curso nem a crescente adesão de alunos verificada todos os anos.

Mostrar os encantos da Beira Interior

Os alunos, que têm vindo sobretudo da Europa ( Holanda, Alemanha e Espanha ) são pessoas "curiosas", dispostas a conhecer e a explorar o mais possível. Para isso muito tem contribuído a Câmara Municipal da Covilhã e outras entidades da região, pelas muitas actividades culturais que oferecem todos os anos aos alunos. "Mostrar os encantos e belezas da Beira Interior é sempre a prioridade", mas no itinerário estão também destinadas visitas aos vários pontos do País.
O cursos promete continuar nos próximos anos, sendo a grande prioridade do momento a contínua divulgação no estrangeiro.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda