Por Ana Maria Fonseca


Keir Dullea, o actor de "2001 Odisseia no Espaço" e convidado especial do Festival com Pedro Ramos, director do evento, na entrega dos prémios

A "odisseia cinematográfica" reuniu durante uma semana nomes consagrados do panorama internacional numa abordagem sóbria que agradou a todos aqueles que gostam de bom cinema.
Os convidados mostraram-se encantados com a cidade, com a hospitalidade e com o festival, uma oportunidade de mostrar os seus trabalhos que só ganham visibilidade em festivais como este.
Na grande tela projectaram-se 15 sessões de cinema onde foram exibidas 140 películas. Entre as competições internacionais, a retrospectiva Phil Molloy, a prospectiva Javier Fesser, a apresentação de curtas metragens nacionais, o humor japonês em "One Piece", o programa "Curtas Metragens, Grandes Realizadores" e a secção "Short and Sweet, os espectadores mais ávidos podiam ainda escolher entre centenas de filmes de vídeo nacionais e estrangeiros que se encontravam disponíveis no espaço do Teatro- Cine.
A competição Veejay que se realizou nas noites de Quinta e Sexta feira na discoteca &Companhia, também reuniu alguns adeptos de música (e imagem) de dança, mas foi a festa MCM, patrocinada pelo canal de música francês que lotou a discoteca.
Centenas de pessoas cruzaram diariamente este espaço que também contribuiu para o sucesso do festival, bem como uma organização irrepreensível.
O festival proporcionou ainda o contacto directo entre realizadores, convidados e público não só pelo ambiente amigável que se gerou, como também pelas conversas com os realizadores que aconteciam depois de cada secção competitiva.
Pedro Ramos, director do Festival, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e promete voltar em 2002 com um programa que, segundo afirma, "já se encontra em preparação". O Imago 2001 não tem precedentes e Pedro Ramos assegura que esta fórmula "foi experimentada, resultou" e é por isso, está seguro, "o caminho a seguir em futuros festivais".
Uma semana dedicada à sétima arte com especial destaque para as curtas metragens.




O Homem da Câmara de Filmar



As Curtas premiadas



The Art of Amalia- O Documentário