Outubro

URBI - Agora em papel. Após quase quatro anos de edições semanais, o Urbi assume uma nova forma: o papel. Todos os meses, distribuído gratuitamente na Universidade, trará as principais notícias da Academia, publicadas no Urbi@Orbi.

Em entrevista, Reitor da UBI pondera recandidatura. Santos Silva falou sobre a mudança urgente no que se refere às metodologias de ensino, por imposição do tratado de Bolonha, e da difícil situação financeira que atravessa o ensino Superior e a UBI em particular.

Cerca de mil estudantes da UBI fecharam a cadeado o acesso a todas as entradas da instituição e marcharam rumo à Reitoria. A AAUBI quis deixar a mensagem de que os alunos estão unidos contra as medidas do Governo recentemente aplicadas ao Ensino Superior.

Helena Maria Simões Ferreira é a mais recente professora agregada da UBI, após apreciação do seu currículo e do relatório da disciplina "Medidas e Integração".

A revista Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas - tem uma nova edição publicada. "Saberes Plurais" marca 12 anos de existência da publicação da UBI.

Paulo Moura desenvolveu, para a sua tese de doutoramento em Engenharia Informática, linguagem de programação, que pode servir para facilitar o processamento de programas informáticos.

Numa iniciativa do Instituto de Filosofia Prática e do Departamento de Comunicação e Artes, investigadores debateram durante dois dias o pensamento de Niklas Luhmann.

A "Semana Mundial do Espaço" foi comemorada na UBI com conferências e uma sessão de Observações Astronómicas.

Helena Alves prestou provas de doutoramento em Marketing sobre o grau de contentamento do aluno no ensino universitário público.

O presidente da Fundação Ciência e Tecnologia, Fernando Ramoa Ribeiro, esteve na UBI, onde visitou centros de investigação e se reuniu com a comunidade científica para ouvir questões relacionadas com a investigação na instituição.

Dois investigadores franceses vieram à UBI para dar a conhecer aos alunos de Engenharia do Papel as últimas inovações em máquinas destinadas a criar papel de impressão e a contribuição das fibras do eucalipto português para a qualidade do papel de impressão.

As jornadas "Da fé na Comunicação à comunicação da Fé" tinham como objectivo reflectir sobre o conflito entre a confiança e a omnipresença da comunicação nas sociedades hodiernas e a individualidade da fé religiosa.

Na VII Semana da Economia, Pedro Fiadeiro foi o convidado do Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior para falar sobre os incêndios do Verão passado e o seu impacto económico na Beira Interior.

Os alunos da UBI decidiram trancar as entradas das instalações da UBI no dia de greve nacional do Ensino Superior e entregaram uma carta ao reitor, Santos Silva.

Tecnologias da informação e da comunicação e participação política em Portugal" é o nome da tese de doutoramento em Sociologia apresentada por Maria João Leitão Simões Pereira, docente da UBI.