Por Eduardo Alves


Um estudo sobre a violência no futebol foi apresentado na UBI

Discursam sobre o mesma tema e têm datas de apresentação muito próximas os dois recentes livros publicados, da área do desporto.
Ambos os títulos fazem referência a teses de mestrado apresentadas na UBI. “Comportamentos antidesportivos no futebol”, da autoria de José Luís Lopes foi apresentado na Guarda no passado dia 13 de Maio.
Também recentemente, outra dissertação de mestrado em Ciências do Desporto foi publicada. Com o título "Práticas e memórias lúdico/corporais numa aldeia da Serra da Estrela", escrita por João Luís dos Santos Gil. Estes dois livros, que tratam temas actuais e interessantes para um grande público, têm as suas origens em trabalhos académicos realizados na UBI.
Maria Johanna Schouten, docente na UBI faz o prefácio das duas obras. Esta investigadora refere sobre a obra “Comportamentos antidesportivos no futebol”, que “este livro é um complemento precioso aos muitos estudos e debates sobre a violência e outras irregularidades no desporto. Os méritos não se restringem ao campo científico. Para qualquer um que se interesse por desporto, seja como praticante, seja como espectador ou investigador, pode ser uma referência, como matéria de reflexão e debate, ou simplesmente como leitura agradável”.




Tradições preservadas

Já no que respeita ao livro “Práticas e memórias lúdico/corporias, numa aldeia da Serra da Estrela”, esta docente sublinha que “este livro aborda, de forma notável, duas temáticas de grande importância. São, respectivamente, a etnografia da Serra de Estrela e os jogos tradicionais, assuntos que o autor conseguiu entretecer a partir da sua investigação em Videmonte e dos seus conhecimentos adquiridos durante o seu percurso académico. O resultado é um ensaio original e cativante. Embora não feche os olhos para os tempos modernos, o livro está principalmente virado para os costumes e heranças do passado. Vários dos jogos retratados estão em vias de extinção ou já não são praticados. Espera-se que estas descrições ajudem a ressuscitar o interesse por alguns jogos verdadeiramente atractivos”.