Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As piscinas são o grande complemento às praias do Litoral

Vá para fora, cá dentro

O mês de Agosto continua a ser o preferido para as férias. A praia é destino de muitos habitantes da região Centro do País mas, nos últimos anos, o Interior tem apresentado algumas alternativas. Das praias-fluviais às piscinas, o Urbi deixa algumas sugestões para o mês que hoje começa.

> Eduardo Alves

Uma das grandes apostas por parte dos municípios são as piscinas. Da Guarda a Castelo Branco existem estruturas para todos os gostos e de todas as dimensões. Outra das grandes áreas de investimento tem sido centrada nas praias-fluviais. As margens dos rios e das ribeiras de toda a região começaram a ganhar vida à medida que as autarquias instalavam parques de merendas e zonas de repouso para os visitantes. O Urbi deixa-lhe algumas sugestões para poder escolher um lugar ao sol.
Nas piscinas públicas, o destaque vai para a piscina-praia de Castelo Branco, uma estrutura que veio servir de modelo para muitas outras e revolucionar a oferta deste tipo de actividades aos veraneantes. Na Guarda, o investimento em piscinas foi pensado para todas as épocas do ano. O complexo instalado na cidade mais alta do país é constituído por dois tipos de tanques: um coberto, para a prática da natação durante os meses de Inverno e outro ao ar livre, para o tempo de Verão. Belmonte instalou também piscinas na sede do concelho e numa das maiores freguesias (Caria). O Fundão apostou em piscinas cobertas. A autarquia construiu há pouco mais de quatro anos um complexo balnear coberto, ficando como piscina para o Verão a estrutura que funciona há várias décadas junto ao hospital daquela cidade. Neste município, destaque também para a piscina de Alpedrinha.No caso da Covilhã, a sede do concelho e não tem uma piscina de Verão. A actual estrutura foi coberta e destina-se à prática de aulas de natação. Quando a autarquia construiu o complexo desportivo, na zona de expansão da cidade estava também prevista uma piscina ao ar livre, algo que não se concretizou. Ainda assim, a edilidade serrana lançou já um concurso para a construção de uma “piscina-praia” semelhante à de Castelo Branco, perto do Jardim do Lago.No que diz respeito às praias-fluviais a oferta também tem vindo a aumentar. As zonas de maiores sombras junto às margens dos rios e ribeiras há muito que eram procuradas por todos aqueles que não têm por hábito deslocar-se até às praias do litoral. Juntas de freguesia e câmaras municipais foram apostando nestas zonas e começaram por surgir algumas albufeiras, parques de merendas, zonas de estacionamento e balneários que servem de apoio a quem desfruta dos rios. Uma das mais conhecidas na região é a Praia Fluvial de Valhelhas. Junto a Manteigas, este espaço conta com o apoio de um parque de campismo e de uma albufeira alimentada pelo Zêzere. Mas por quase todas as localidades que estejam junto a um rio, existem praias fluviais. Agora resta escolher.


As piscinas são o grande complemento às praias do Litoral
As piscinas são o grande complemento às praias do Litoral


Data de publicação: 2006-08-01 00:00:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior