Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A UBI recebeu quatro deputados da Assembleia da República

Autonomia deve continuar no Superior

A Universidade da Beira Interior recebeu ontem quatro deputados da Assembleia da República, representantes das mais importantes forças políticas, numa iniciativa inédita onde se discutiu o estado do Ensino Superior em Portugal.

> Eduardo Alves

Um evento com contornos inéditos na região decorreu ontem na Covilhã. O Núcleo de Estudantes de Economia da UBI (UBINEC) promoveu um debate sobre o estado do Ensino Superior em Portugal onde juntou quatro deputados da Assembleia da República. Bravo Nico, deputado eleito pelo Partido Socialista (PS), Pedro Duarte, deputado do Partido Social Democrata (PSD), João Oliveira, deputado do Partido Comunista Português (PCP) e Hélder Amaral, deputado do Partido Popular (CDS-PP) foram os participantes deste evento aberto por Manuel Santos Silva, reitor da UBI.
Contribuir para definir o Ensino Superior no futuro e dar orientações aos responsáveis políticos sobre esta área foram dois dos objectivos deste evento. Com as quatro forças políticas presentes na mesma mesa, “o debate ganha contornos muito importantes”, sublinham os promotores.
Manuel Santos Silva, responsável máximo pela instituição do Ensino Superior covilhanense começou por abrir este evento com uma “radiografia” das universidades portuguesas. Este responsável começou por lembrar aos deputados da Assembleia da República “os últimos tempos não têm sido fáceis pela falta de legislação e ligação às universidades”. Santos Silva lembra que este não é apenas um problema do actual governo, mas sim de todos os actores políticos. Num tempo que as águas parecem andar agitadas nesta área, com a introdução das novas regras à luza de Bolonha, “esperemos que o Superior entre numa fase de acalmia porque os últimos tempos não têm sido fáceis”. Santos Silva lembra que “não tem havido uma contratualização séria entre o governo e as universidades”. Algo que o responsável pela UBI espera que seja corrigido doravante.
Hélder Amaral, deputado do CDS, foi o primeiro dos quatro políticos a intervir neste debate. Amaral começou por referir que “têm sido conseguidos vários consensos nesta matéria”. Esta opinião generalizada conduz a “uma evolução no ensino”. Segundo Amaral “o País só pode ter como grandes actores, as pessoas e o ensino tem de ser um tema central, caso contrário, temos de rever todo o sistema”.
Quem também parece partilhar desta opinião foi Pedro Duarte, do Partido Social Democrata. O ex-secretário de Estado da Juventude reforça a ideia de “estarmos num momento de grandes mudanças ao nível do ensino superior”. Desta forma, “as mudanças têm de ser mais efectivas”. Os dois membros da Direita referiram também a importância de se reforçar a autonomia das instituições do Superior.
Bravo Nico, do PS, pegou exactamente nesta ideia para começar a delinear as suas estratégias nesta análise em jeito de debate. O socialista garante que o governo pretende apostar “num sistema binário distinguindo bem os politécnicos das universidades, para que a autonomia do Ensino Superior continue”.
Quem não parece ter a mesma certeza “desta aposta tão concertada” é João Oliveira, deputado do PCP. O comunista sublinha que em Portugal “algo está mal nesta sector”. Isto porque “temos uma das maiores taxas de desempregados licenciados mas também somos um dos países onde existem menos pessoas com formação superior”. Oliveira lembra ainda que em Portugal “existe também um problema estrutural em todo o sistema de educação para os alunos que queiram chegar ao Superior”.

> Nugomarkes @ gmail . com em 2007-03-21 20:20:39
Na qualidade de presente deste evento tenho pena que a cobertura jornalística não tenha sido mais abrangente a outros pontos altos; Refiro-me ás questões dos presentes em que se falou por exemplo do financiamento; estratégias adoptadas pelos políticos nas aberturas de vagas nos cursos;nos serviços de acção social; nos vinte anos de intercâmbios erasmus; bolonha e nos nomes e números dos actuais cursos. Lamentando por isto, e contudo, foi uma conferência de nível muito bom em que estiveram presentes os principais intervinientes alunos, professores, políticos,órgãos hirárquicos da nossa universidade. Parabéns UBINEEC- Núcleo de Economia...


A UBI recebeu quatro deputados da Assembleia da República
A UBI recebeu quatro deputados da Assembleia da República


Data de publicação: 2007-03-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior