Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A escola da Quinta das Palmeiras integrou um concurso nacional

“A Aventura do Conhecimento”

> Cristina Reis

"Do Saber ao Fazer" tornou-se o lema do PT Escolas 2, cujo objectivo foi, acima de tudo, promover o desenvolvimento de competências de criação e publicação de conteúdos multimédia na Internet, bem como fomentar a Educação para a Cidadania, estimular a Educação para os Media e incentivar a aquisição de competências técnicas na criação de Blogues.
Tudo começou, numa primeira fase, com as Oficinas do Conhecimento, uma carruagem da CP que percorreu 800 quilómetros para se deslocar às principais estações ferroviárias das capitais de Distrito do País entre Outubro de 2006 e Janeiro de 2007. Com monitores a bordo, os alunos e respectivos professores do Ensino Básico e Secundário tiveram a oportunidade de, numa sessão com cerca de uma hora e meia, aprender a utilizar as ferramentas de pesquisa na Internet e de produção de conteúdos multimédia, como sites e blogs, com recurso a edição de vídeos e fotografias digitais. O principal objectivo foi estimulá-los a criarem os seus próprios conteúdos na Internet. Pelas oficinas passaram 15 mil alunos e 1300 professores.
A segunda fase do concurso teve início a 22 de Janeiro e decorreu até 21 de Março, dia em que saiu o resultado das 20 equipas finalistas, entre as quais estava a da Covilhã. Durante esse período, decorreu a Fase Pesquisar, na qual as equipas das várias escolas tiveram de responder semanalmente a desafios que estimulam a perícia da pesquisa e da investigação na Internet. Seguiu-se, depois, a Fase Criar/Ler Mais que decorreu até 5 de Março e foi uma etapa decisiva para a selecção das 10 Escolas do Futuro ocorrida no dia 17 de Março.
Esta segunda edição do PT Escolas trouxe algumas novidades em relação à anterior. Uma delas foi o estímulo à leitura de obras de Língua Portuguesa, alargando e aprofundando os hábitos de leitura da população escolar do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, pois as equipas tinham de elaborar blogues com conteúdos baseados na literatura, não se limitando apenas a fazer pesquisas na Internet. Mas a maior novidade foi a extensão do prémio, criando não uma mas dez “escolas do futuro”, que ficarão todas ligadas em rede. A PT empresa pretende estender o projecto a estabelecimentos de ensino em Angola, que também ficarão ligados em rede às escolas portuguesas premiadas.
Há um ano e meio, a escola vencedora foi o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria, tendo sido transformado na primeira “escola do futuro”. O colégio foi equipado com modernos computadores com acesso à banda larga em todas as salas de aula, um portal e uma intranet do estabelecimento de ensino, quadros electrónicos inteligentes, equipamentos para utilização do serviço SMS, para contacto entre a escola e os educadores e quiosques multimédia. O prémio incluiu ainda a instalação gratuita do serviço de acesso à Internet por banda larga em casa dos alunos e dos docentes.

[Voltar]


A escola da Quinta das Palmeiras integrou um concurso nacional
A escola da Quinta das Palmeiras integrou um concurso nacional


Data de publicação: 2007-05-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior