Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Santa do Paul sai à rua pela nona vez
Ângela Oliveira e Regina Henriques · quarta, 4 de dezembro de 2013 · Milhares de pessoas rumaram ao Paul para mais uma edição da Festa de Santa Bebiana, no passado fim de semana. Entre barraquinhas típicas e música popular, a animação fez-se sentir durante os três dias. |
Santa Bebiana chama milhares de visitantes ao Paul e afirma-se como capital da jeropiga. |
21998 visitas
Mais uma vez a tradição cumpriu-se e a “Santa” percorreu as ruas do Paul. Outrora uma festa de pastores, a Santa Bebiana é atualmente um marco cultural que atrai visitantes de todo o lado e que se assume por isso uma iniciativa impulsionadora da economia local. Entre sexta e domingo, a capital da jeropiga viu chegar artesãos e artistas que animaram as ruas noite e dia. Este ano foram 70, as tasquinhas dispostas pelas ruas da capital da Jeropiga. Tradição, convívio e boa gastronomia, foram as razões que levaram os milhares de visitantes ao Paul.
Apesar das festividades terem começado na sexta-feira, o sábado foi o ponto alto da nona edição da Festa de Santa Bebiana. O Jantar Bebiano levou inúmeras pessoas ao pavilhão dos Bombeiros para o tradicional convívio gastronómico que antecede a procissão chocalheira. Pelas dez horas as pessoas puderam acompanhar o cortejo pelas ruas do Paul, onde o pipo de vinho transportado numa carroça puxada por um burro e o andor transportados pelos crentes “já bem bebidos” tinham o objetivo de saciar a sede a quem assistiu.
Depois de percorrer todas as ruas, o Largo da Praça voltou a encher para o tradicional sermão bebiano, que este ano contou com a presença de um “espiritualista”. Para além das tradicionais urras à “santa”, fez-se ouvir um discurso em forma de crítica à situação atual do país.
Além da animação de rua a cargo da companhia de teatro Viv’arte, a música tradicional esteve sempre presente, a cargo de diferentes grupos. Entre vários registos, veio de Coimbra o habitual grupo de música popular, Fonte da Pipa, que para além de animar a festa vieram também “rever os amigos”.
Este ano a Casa do Povo do Paul, pôs à disposição o pavilhão desportivo da escola Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Paúl para acolher todos os que quisessem pernoitar durante os três dias de folia. Juntamente a isso, e em acordo com Câmara Municipal da Covilhã, a organização conseguiu disponibilizar 2 autocarros gratuitos a partir da cidade Covilhanense. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|