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O IND quer apostar na exploração turística do Douro


Mais de quatro milhões de contos aumentam
segurança e navegabilidade
Fazer crescer o rio Douro

O Instituto de Navegabilidade do Douro (IND) vai dispor este ano de mais de quatro milhões de contos para o desenvolvimento das condições de segurança e navegação no rio.
Segundo Mário Fernandes, director do IND, aquele valor inscrito no Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), aprovado na passada quarta-feira na Assembleia da República, resulta de 570 mil contos (2,85 milhões de euros) provenientes do Orçamento de Estado, 1,83 milhões de contos (9,15 milhões de euros) de receitas do IND e 1,65 milhões de contos (8,25 milhões de euros) de financiamentos comunitários.
Durante o ano 2000, o IND vai dar início à construção de um conjunto de infra-estruturas que - salienta o director - visam promover a navegação turística, comercial, recreativa e desportiva do Rio Douro.
O IND pretende ainda assegurar as condições de navegação através da realização de obras de manutenção da via navegável, nomeadamente
dragagens de desassoreamento, hidrografias, topografias, sinalização e balizagem do canal, implantação dos sistemas de comunicação VHF, dos cais e portos fluviais e respectivos acessos.
Mário Fernandes destacou ainda a ampliação e expansão dos principais cais turístico-fluviais do Douro, designadamente os de Pinhão/Sabrosa, Pocinho, Tua, Bitetos (Marco de Canavezes), Ferradosa (São João da Pesqueira) e Régua.

Espaço de passeio

"Estas obras visam criar melhores condições de acostagem nos cais, infra-estruturas, serviços e equipamentos de apoio às embarcações e aos utentes e transformar a sua área envolvente num espaço de passeio, animação e lazer que atraia a população local à zona ribeirinha", acrescentou.
O responsável referiu também que durante este ano se pretende estabelecer um sistema de comunicações em VHF na via navegável do Douro, um investimento de 206 mil contos (1,030 milhões de euros), que vai permitir o controlo eficaz do tráfego fluvial e a segurança na navegação.
A construção do edifício-sede do IND, orçada em 534 mil contos (2,67 milhões de euros), é outra obra que Mário Fernandes quer iniciar em 2000.
O IND pretende ainda alterar o sistema de balizagem do canal de navegação, com um custo de 1.108 milhões de contos (5,54 milhões de euros), que vai permitir a navegação nocturna e uma maior resistência a caudais elevados, recorrendo para o efeito a um sistema misto constituído por bóias, estacas cravadas no leito do rio e alinhamentos em terra.
Mário Fernandes disse que o instituto vai iniciar, ainda este ano, as obras para a melhoria das acessibilidades e das condições de segurança da Barra do Douro, um investimento global de cinco milhões de contos, faseado ao longo de três anos, dos quais cerca de 400 mil contos (dois milhões de euros) serão investidos este ano.






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