.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição n.º 7 - 21 a 27 Março 2000


 


6 - 00/03/14
5 - 00/03/07
4 - 00/02/29
3 - 00/02/22
2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31


Câmara não vai alterar moldes de funcionamento
Taxistas chumbam semáforos
É oficial e definitivo: os taxistas da Covilhã não estão satisfeitos com os semáforos implantados pela Câmara no centro da cidade. Criticam, especialmente, o facto de estarem a funcionar durante a noite, e ao fim de semana, em horas de pouco movimento. Uma medida "pouco ecológica", garantem. Joaquim Matias, verador responsável pelo processo, desdramatiza, afiançando que as regras de funcionamento não vão mudar, e que as medidas se justificam plenamente em "danos materiais e vidas poupadas".

Laboratórios e Museu dos Lanifícios entre os mais visitados
Milhares de jovens nos Dias da UBI

Cerca de dois mil jovens aproveitaram os dias abertos para visitarem a Universidade da Beira Interior. A maioria eram da região, mas muitos vieram de longe - Lisboa e Viana do Castelo contam-se entre os mais distantes. Tomar contacto com a vida de uma universidade, nível de ensino que muitos pensam vir a frequentar, as aulas, os laboratórios, jogos e exposições, foram as principais motivações dos muitos que demandaram estes dias abertos.


Cartoon
 

 Fred



Opinião

Do calendário escolar à criatividade com hora marcada
por Maria de Fátima Simões


As Avaliações Universitárias
por Jorge Barata


Avaliação, valia e valor
 por António Fidalgo


Infadebilidades
por Onésimo Teotónio de Almeida

Realpolitik e moral ou Angola e Soares
por Joaquim Paulo Serra

Autonomia e liberdade de escolha:
Condição de crescimento
por Pedro Guedes de Carvalho


Numa organização da Ubimédia
Feira do Livro no Teatro-Cine

Mais de seis mil títulos vão estar expostos no Teatro-Cine, durante uma feira do livro organizada pela UBIMÉDIA - Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação. Ficção, ensaio, livros técnicos e banda desenhada compõem esta mostra. Que pretende ser "a melhor de sempre"; garante Rui Lopes, presidente do núcleo. 

.
Durante o IV Encontro de Teatro Universitário
Actores invadem a cidade

O IV Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior trouxe à cidade neve o TUM, TEUC, Maricastaña, Gatué, Tema e Al Pacino, acompanhados evidentemente, de um reportório de peças que levaram muitos apreciadores ao Teatro-Cine. Logo na primeira noite, o Teatr'UBI, com duas estreias, conseguiu a proeza de uma casa cheia - cerca de 800 pessoas acorreram à maior sala de espectáculos da Covilhã para verem A Viagem Começou e Hamlet. 

Câmara serena protestos dos comerciantes do Mercado
Inauguração adiada

A inauguração do terceiro piso do Mercado Municipal, prevista para esta quinta feira, acabou por não se realizar. Para os feirantes, esta foi a gota de água que transbordou na Câmara Municipal, local onde os comerciantes foram pedir explicações. Depois de reunirem com o vereador responsável, esclareceram-se os "equívocos", mas ainda não há data prevista para a reedição do evento.

Centro Comunitário à espera de instalações
O Sol quando nasce...

O Centro Comunitário, herdeiro do Projecto de Luta Contra a Pobreza, continua a intervir na problemática zona covilhanense conhecida como "Portas do Sol". População envelhecida, casas deghradadas, falta de saneamento básico, analfabetismo, desemprego, baixas qualificações escolares, problemas de alcoolismo e toxicodependência são algumas das situações a que procuram acudir.

.  
"Sub-
financiamento compromete qualidade"

Defendeu o reitor da UBI, Santos Silva, durante as III Jornadas de Avaliação do Ensino Superior. Promover a auto-crítica construtiva e o conhecimento próprio dos agentes o processo educativo foram os objectivos. O resultado foi a radiografia, curso a curso, dos prós e contras do ensino na mais jovem universidade do País.

Trinta Linces - um automóvel protótipo inspirado em modelos clássicos - já na estrada

João Oliveira, o inventor e autodidacta do Soito que fabrica protótipos de automóveis mostra com orgulho o seu Lince - até hoje já vendeu 30 - defende que os custos da interioridade deviam ser supridos com mais apoios, e revela os seu novo projecto: protótipos de carros desportivos.

Campanha de solidariedade com Moçambique continua a angariar donativos

"Moçambique Sofre" é o nome da campanha de angariação de fundos para a compra de um hospital de campanha, e que decorre entre 18 e 26 deste mês.


Sanatório dos Ferroviários recuperado por Souto Moura

Literatura portuguesa faz sucesso no salão do Livro de Paris

Badmington:
UBI lidera campeonato universitário na modalidade

Campeão de Ténis de Mesa colombiano veste a camisola do Oriental de S. Martinho

Gasolina pode subir 20 escudos, e gasóleo 15 já em Abril.

Instituto Nacional de Energia analisa potencial eólico da Serra da Gardunha

Idanha-a-Nova em situação desfvorável na rega a nível nacional
.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda