.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição n.º 4 - 29 a 6 Março 2000


 


3 - 00/02/22
2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31


Referendo renhido
"Sim" vence por 31 votos
 Já é conhecido o desfecho do referendo que mobilizou os estudantes relativamente ao novo calendário escolar. O "Sim" venceu por uns escassos 31 votos, num acto eleitoral que teve uma adesão de sensivelmente 55 por cento. Um equilíbrio de posições instável - as engenharias pronunciaram-se maioritariamente a favor, enquanto no Pólo de Ciências Sociais e Humanas os alunos se manifestaram decididamente contra. O vice-reitor Luís Carrilho, presidente da Comissão ad-hoc para o sucesso escolar, já felicitou os estudantes pelo "bom senso" revelado; enquanto a Associação aceita os resultados, mas só tomará posição após Assembleia Geral. Entretanto voto a voto, o Urbi apresenta aqui os resultados.

 


As universidades na era da economia digital
O Yahoo e a UBI

Câmara aposta em novos equipamentos
A hora da cultura
Na Covilhã parece ter soado finalmente a hora da cultura. A breve trecho, quatro novos equipamentos permitirão à cidade a realização de eventos culturais em número e dimensão nunca antes vistos. Uma nova biblioteca, a possibilidade do ressurgir das itinerantes, um Centro de Artes e a renovada sede do GICC fazem parte do pacote de promessas da Câmara à cidade. Boas notícias também para os amantes do cinema - se tudo correr bem, o Cine Clube nunca mais deixará de exibir por falta de sala.

Cartoon

 


Câmara recusa Central de Compostagem
Orgulhosamente sós
A Covilhã pertence à lista das cidades do País que ainda não têm Ecopontos. Os poucos vidrões e papelões existentes não sensibilizam a maioria, nem satisfazem a minoria, atenta à importância da separação dos diversos tipos de lixo. A Associação de Municípios está à frente de um projecto referente ao Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, que engloba a construção de uma Central de Compostagem e a colocação de Ecopontos. No entanto, a Câmara Municipal da Covilhã, ainda de relações cortadas com a Associação, não pretende usufruir da Central e anuncia que, até ao final do mandato, colocará os seus próprios Ecopontos pela cidade.

Estudantes reclamam
Mais autocarros para Carpinteira
Quatro anos depois da abertura do Pólo IV, ainda há arestas por limar, sobretudo no que diz respeito à insuficiência de transportes públicos, agravada pelas características morfológicas da cidade da Covilhã. Os estudantes protestam e pedem mudanças, mas a Transcovilhã afirma que os autocarros existentes respondem às necessidades, chegando até a circular vazios.

Lixeira do Souto Alto perturba Alcaria
Águas contaminadas
matam o Zêzere
Campos de cultivo contaminados, e poços e nascentes inutilizados. No Souto Alto, Alcaria, concelho do Fundão, os moradores vivem na pele as consequências da falta de tratamento das águas residuais que escorrem da lixeira. Sem água para beber, ou até regar, esperam há quatro anos por uma solução que os livre do martírio em que dizem viver.
.

 
Belmonte festeja descoberta do Brasil

A vila-berço de Pedro Álvares Cabral anuncia as celebrações que assinalam os 500 anos da descoberta do Brasil. Desta semana até 15 de Abril, exposições, conferências e um concerto assinalam a efeméride.


Guterres inaugura Barragem do Sabugal

Cumprindo uma revindicação com meio século, a Barragem do Sabugal vai finalmente ser inaugurada pelo primeiro ministro António Guterres. Uma obra de quase 4 milhões de contos que trará o regadio à Cova da Beira, permitindo ainda aproveitamento hidroeléctrico que beneficiará as zonas da Guarda, Almeida, Pinhel e Sabugal.


Orçamento da UBI aprovado: défice de 350 mil contos provoca auto- financiamento


Faltam dezenas de raparigas casadoiras na aldeia de Meimão


Complexo termal de Unhais da Serra
avança


Idanha-a-Velha: antigo forno comunitário volta a cozer


Subsídio de desemprego para professores exclui o Superior

 

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda