.


 

.


CP estuda viabilidade
Comboio Académico pode
regressar em Setembro

O Comboio Académico foi o único transporte ferroviário da Beira Baixa que, até há bem pouco tempo, fazia uma ligação directa de Castelo Branco ao Porto, passando pelas cidades da Covilhã e da Guarda. Um serviço que ganhou, sobretudo, a adesão da comunidade universitária da Cova da Beira, mas que não conseguiu o mesmo entusiasmo junto da população não estudante.
Carlos Madeira, relações publicas da CP, afirma que o fim do Comboio Académico foi ditado pelo avolumar de prejuízos e pelo facto de não corresponder às necessidades dos utilizadores.
Esta decisão pode não passar de uma mera interrupção do serviço, uma vez que, ao que tudo indica, será retomado no principio do próximo ano lectivo. Neste sentido, já foi realizado um estudo da responsabilidade da CP, junto dos potenciais utentes, para averiguar qual a sua receptividade ao regresso do "Académico" e adequar o horário de funcionamento às expectativas dos estudantes. Uma medida de gestão cuidada "não no sentido do lucro, mas na diminuição de prejuízos", assegura Carlos Madeira.

"Uma vergonha"

Carlos Pinto, autarca da Covilhã, considera que a suspensão do Comboio Académico é mais uma medida que confirma a pouca disponibilidade dispensada pela transportadora para suprimir as carências da região: "Acabar com um comboio fundamental para levar todo o universo estudantil para o Norte do País, é não ter noção do que representa o comboio para o Interior".
O presidente do município acredita que apenas uma profunda transformação da política de transportes em Portugal pode evitar que a CP canalize todos os seus recursos para valorizar o trajecto Lisboa-Porto. Comentando a escassez de transporte ferroviário no concelho, acrescenta: "É uma vergonha, para as autoridades nacionais, dizer que não há comboios a partir da Covilhã, excepto para Lisboa".
Hélder Bonifácio, membro do Grupo de Amigos do Caminho-de-Ferro da Beira Baixa, vai mais longe, e garante que houve "algumas patifarias para acabar com o Comboio Académico". Uma acção premeditada, provocada pelo facto de "gente da própria CP não ter gostado" do serviço.

Ricardo Guedes Pereira
NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda