.






Quinhentos anos de mentiras
por Pedro Homero

À excepção dos arquipélagos da Madeira, Cabo Verde e São Tomé, Portugal nunca descobriu nada. O termo "descoberta" implica a tomada de conhecimento inexistente até então. Ora dizer que território onde já existiam seres humanos foram "descobertos" por portugueses ou espanhóis ou outro quaLquer povo branco e europeu é pura e simplesmente eurocentrismo e RACISMO. É a comemoração da hegemonia Ocidental e Branca sobre os povos índigenas de todo o mundo. É dizer que os milhões escravizados e mortos não contam para nada. É dizer que todo o ouro roubado, todas as terras queimadas, todas as mulheres violadas, todas as culturas e tradições esmagadas, enfim todo o sangue derramado não tinge as mãos de quem agora comemora aquela que foi uma das maiores vergonhas da história da humanidade, colocando o Holocausto nazi, já de si hediondo, em 2º lugar, a nível de longevidade e de crueldade.


O valor económico das ideias
por Alcino Couto

A afirmação crescente de conceitos como Economia do Conhecimento e Economia da Informação reflecte profundas transformações na economia real e nos fundamentos teóricos quanto à sua organização. Colocam em evidência o predomínio da base intangível nas economias contemporâneas e a sua capacidade para determinar o desempenho económico relativo dos indíviduos, empresas, organizações, regiões e países.
Por razões de maior simplicidade, consideramos as ideias o fermento da pujança do sector imaterial da economia. Tratar-se-à de um novo fenómeno? Ou é produto de um novo contexto que favorece a sua visibilidade e crescente magnitude?


IP2 - O que quer dizer consulta pública?
por Pedro Guedes de Carvalho

Sem dúvida que há projectos que tardaram em Portugal, sendo os do Regadio da Cova da Beira e o do traçado do IP2 exemplos paradigmáticos. E não foi por acaso. Com efeito a lógica que perdurou até hoje nas decisões de todos os governos foi a do custo-benefício a curto prazo, ou seja, é sempre preferível gastar uns milhões de contos onde há uns milhões de votos (digo, indivíduos) do que onde apenas há alguns milhares de seres humanos.



.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda