.


.

 


"Tanto nesta viagem como nas anteriores os idosos parecem rejuvenescer"


Cem idosos visitam Santuário de Fátima
Viagens turísticas
para "avós" covilhanenses

POR ARLETE CASTELA

A Câmara Municipal da Covilhã levou cerca de cem idosos do concelho a uma visita ao Santuário de Fátima. Esta iniciativa integra-se num programa mais vasto de visitas, que abrange todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso. Os beneficiários deste serviço da autarquia têm a oportunidade, todos os meses, de efectuar visitas turísticas aos mais diversos pontos do País, dando cumprimento ao programa do pelouro da Cultura da autarquia.
Assim foi, mais uma vez, na última sexta-feira. Acompanhado pela responsável pelo Cartão do Idoso, Anabela Quelhas, partiu da Covilhã com destino a Fátima um autocarro com 47 pessoas, ao qual se juntou um outro, com mais 49 passageiros residentes no Paúl.
Chegados a Fátima os idosos visitaram o Santuário e também o museu de cera. Um dos grupos almoçou na Casa dos Frades Capuchinhos, e o outro na Casa das Irmãs Reparadoras da Santa Face.
A intenção de alguns viajantes ao proporem-se participar nesta ida a Fátima foi, não só "o convívio e o passeio", mas também "a fé e a religiosidade associadas a este lugar", ponto determinante para a maioria dos que se inscreveram nesta iniciativa, sendo que alguns "até aproveitaram para pagar promessas".

"Prontos para outra"

"Tanto nesta viagem como nas anteriores os idosos parecem rejuvenescer, apresentando-se com bastante vitalidade, sem mostrar cansaço e prontos para outra", refere a responsável pelo Cartão do Idoso.
Para Anabela Quelhas "estes passeios são feitos com muito agrado. Tenho com os idosos a melhor das relações, e eles mostram-se pessoas muito afáveis e agradecidas", razões que a levam a considerar o seu trabalho "muito gratificante e enriquecedor".
"Para eles corresponde a uma fuga à solidão, um modo de fazerem novas amizades que depois tentam alimentar no dia-a-dia. Alguns eram vizinhos e nem se conheciam. Agora tudo passa a ser diferente", diz Paula Charro, jornalista da Rádio Cova da Beira que normalmente viaja com os idosos do concelho covilhanense.

Como viajar

Para usufruirem deste tipo de viagens, que a maioria dos utilizadores nunca pode realizar na juventude, os beneficiários do cartão do idoso deverão inscrever-se todos os meses na Divisão da Cultura, ou nas Juntas de Freguesia. Aos seleccionados é solicitada a importância de 2 mil escudos para o pagamento do almoço, sendo as restantes despesas - transportes, entradas em museus… - maioritariamente da responsabilidade da organização. A título de exemplo, em Fátima, o preço da entrada no Museu de Cera totalizava os 1300 escudos, mas cada utente apenas pagou 350. "Normalmente, para um reformado, estas pequenas despesas pesam muito no seu orçamento, pelo que a autarquia põe muito cuidado nas comparticipações".

Conta-me histórias

José da Fonseca, um estreante nestas viagens promovidas pela autarquia, disse estar "encantado da vida. Só conheci boa gente, e por isso o passeio não podia ser melhor". Acrescenta que o seu sonho era "fazer viagens ao estrangeiro", mas à falta disso, Fátima está "igualmente muito bem", tanto mais que a visita ao museu de cera lhe agradou especialmente.
António Geraldes, sem papas na língua, diz que o passeio "foi uma maravilha, e estamos muito gratos à Câmara pela atenção que tem tido para connosco".
Já Maria do Patrocínio gostaria de participar em todas as viagens, mas também acha que "é preciso dar a vez a todos"; ainda assim, não desiste do sonho de "ir um dia a Braga".
Alda Curto explica que ir a Fátima serviu-lhe, para além de rezar, para "recordar os tempos em que aqui vinha com a família, entretanto desaparecida".
Mais alegre, um outro idoso confessava: "Junto o útil ao agradável, pois aproveito o convívio, e também a possibilidade de encontrar noiva".

As próximas

A 16 de Junho próximo o passeio de idosos na agenda é à Figueira da Foz, seguido de um outro, a 21 de Julho, à Praia da nazaré.
Em Agosto está planeada uma descida do Rio Douro, que ocorre a 11 desse mês, com réplica a 8 de Setembro. O programa prevê ainda viagens a Braga, a 11 de Outubro; a Cáceres, a 17 de Novembro; e a Alcobaça e Batalha a 15 de Dezembro.
Para o próximo ano, a vereadora do Pelouro da Cultura, Rosário Pinto da Rocha promete que todos os utentes do Cartão do Idoso receberão, através de uma carta, as informações respeitantes a todas as iniciativas do pelouro que dirige.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda