.


.

 


A exposição encontrou uma grande receptividade por parte do público


Exposição na Covilhã
Ensino Recorrente
mostra trabalhos

POR SUSANA FREITAS

O teatro Cine abriu as suas portas a mais um evento. Desta vez, foi a exposição do Ensino Recorrente e Educação Extra-escolar que mostrou, durante os dias 20 e 21 de Maio, trabalhos realizados no âmbito dos cursos leccionados. Sendo fruto do esforço conjunto de alunos e formadores, "esta é uma iniciativa a manter e a incentivar".

Ao entrar no Teatro Cine, várias são os objectos que podem ser contemplados. Desde bordados à mão até peças de decoração, as atenções viram-se, também, para o bolo feito pelos alunos do curso de culinária. Estiveram em exposição oito cursos: corte e costura, artes decorativas, bordados de Castelo Branco, dois de culinária e três de bordados à mão.
Paulo Xavier, coordenador concelhio do ensino recorrente e educação extra-escolar da Covilhã, refere: "Estes cursos não servem apenas para aprender determinadas artes. É fundamental o convívio e as amizades que se criam e que se esperam manter". Aquele responsável crescenta ainda que " só aqui na cidade existem 98 pessoas inscritas, pelo que se nota a grande adesão a este tipo de iniciativa".
Com idades compreendidas entre os 16 e os 82 anos, as pessoas têm agora a oportunidade de mostrar à comunidade um pouco daquilo que aprenderam ao longo do ano.
Segundo o coordenador, " estes trabalhos pretendem reflectir o esforço que os alunos tiveram ao longo do curso. Desde Janeiro, uma vez por semana, as pessoas aprendem algo de novo e de útil para a vida". "Os trabalhos são muito importantes quer pelo ambiente que se cria entre toda a equipa, quer pelo prazer de chegar ao fim e mostrar conhecimentos adquiridos. Além do mais, tudo o que foi feito reverte para aqueles que o fizeram e, assim, todos podem guardar uma pequena recordação de toda esta caminhada".
Estiveram presentes, na abertura da exposição, a vereadora da cultura, Maria do Rosário Rocha; Catarina Caldeira, coordenadora do Centro Comunitário Portas do Sol; e Sérgio Gaspar, vereador da câmara, entre outras personalidades.
Sendo organizada pela Coordenação Concelhia do ensino recorrente da Covilhã, esta amostra contou com os apoios da câmara local e das Juntas de freguesia da cidade, Sta. Maria e S. Martinho.

Expectativas superadas

Satisfeito com os resultados da amostra, Paulo Xavier salienta a importância deste tipo de ensino: "Tendo em conta a grande procura por parte das pessoas, achamos que deveriam haver mais cursos ou pelo menos a continuação destes. A tendência é cada vez maior para este tipo de actividades. Todavia, a educação extra-escolar é uma das valências do Ministério da Educação e, portanto, estamos dependentes da política seguida nesse sector".
"A exposição superou as expectativas de toda a equipa e é gratificante para todos nós podermos divulgar o nosso trabalho" - sublinhou, satisfeito com a adesão "significativa" que a mostra recebeu por parte da população.







.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda