.


 

Benção das Pastas a 27 de Maio, em Santo António
O grande dia

POR FILIPA COSTA

A bênção das pastas dos finalistas de 2000 será no dia 27 de Maio pelas 11 horas, no Monumento da nossa Senhora da Conceição em Stº António

A organização deste evento está a cargo da reitoria, da capelania e da Associação Académica da UBI. Todos reuniram esforços para que tudo corra da melhor forma possível.
Há um grupo de trabalho que está encarregado de, junto à polícia, deligenciar o trânsito na rua de StºAntónio, para que se faça num só sentido. "Talvez entrando da Ponte do Rato e depois saindo pelo bairro de Stº António", pondera o padre Luciano. Desta forma torna-se mais fácil o estacionamento e o escoamento da a multidão que, como todos os anos, ali se junta. "Se não houver o mínimo de segurança e controlo seria impensável chegar à celebração", por isso há sempre uma equipa a trabalhar nesse sentido, para que as coisas se orientem e que nesse dia não haja nenhum aglomerado de pessoas, mas que todos circulem normalmente.

Disposição

"Gostariamos de começar mesmo às 11 horas, porque o senhor Bispo é pontual e por isso pedia aos finalistas, que pelas 10h30 já lá estejam.", explica o padre Luciano.
Haverá um grupo de apoio de estudantes que ajudará a preparar todo o recinto, o altar e o ambiente. A disposição será igual à dos anos anteriores, em U no patamar, junto do monumento. De um lado ficam as Ciências Sociais e Humanas, depois as Ciências Exactas, e por fim as Engenharias. Esse patamar é só para finalistas, coro, e para as passoas que estão a dar apoio. Haverá, também, um espaço para a Comunicação Social.
A parte de cima será dividida com algumas grades para deixar uma ala central aberta, não só por causa da funcionalidade litúrgica, mas também como precaução em caso de emergência. Toda a outra parte está reservada aos pais, familiares e outras pessoas que queiram participar nesta celebração. O encerramento da festa está previsto para as 13 horas da tarde.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda