.


 

Carlos Carvalhas visita a UBI
"Reitores não podem
continuar de chapéu na mão"

POR PEDRO MACHADO

Carlos Carvalhas encontrou-se com o reitor da UBI, Santos Silva, durante a sua visita à Covilhã na passada sexta-feira. Além deste encontro Carvalhas visitou a cantina da Boavista, e a sede da Associação Académica da universidade. Aliás, o secretário geral da CDU fez questão de realçar a importância do "contacto com os estudantes, e com a Associação Académica, durante o qual houve a oportunidade de debater alguns dos problemas que mais afectam os estudantes, como é o caso da acção social escolar e das bolsas que são baixas para um universo de 80% de deslocados a estudar nesta universidade".
Em relação ao encontro que teve com Santos Silva, Carvalhas referiu que este serviu, em primeiro lugar, para passar em revista a lei de financiamento para o Ensino Superior. Na sua opinião "ao reitores não podem continuar de chapéu na mão".
Foram ainda abordados alguns problemas específicos da universidade, como as acessibilidades, os custos de formação, e a questão da Faculdade de Medicina. Na opinião do líder da CDU, em relação a este último ponto o governo claudicou, "são necessários o dobro dos formados em medicina para colmatar as insuficiências do País, e mesmo assim o eng. Guterres prefere fazer campanha em vez de tomar uma atitude. A abertura da faculdade de medicina já está em atraso, e é necessário dar respostas de urgência para a saúde". Acrescentou ainda que "no dia 12 de Junho o primeiro ministro vem cá só para assinar o cheque", e terminou ironizando: "Já que é tão adepto da cibernética podia mandar o cheque via e-mail".

Santos Silva assume parte das culpas

Relativamente aos atrasos na abertura da Faculdade de Ciências da Saúde o reitor da UBI é menos crítico em relação ao executivo de Guterres. "Temos de assumir também as nossas culpas. Penso que ambas as partes têm responsabilidades nos atrasos" disse. Santos Silva afirmou ainda que "o Governo tem o direito de exigir condições para a entrada em funcionamento dos novos cursos, não é só dar dinheiro".
Quando interrogado acerca da razão concreta do atraso Santos Silva escusou-se a grandes comentários, mas foi dizendo que "houve a necessidade de recorrer a um grupo de missão para estudar o projecto, e que estava incumbido de elaborar um relatório. O grupo atrasou-se, e tivemos de esperar pelo resultado desse relatório, que só chegou às nossas mãos na passada quinta-feira".
Relativamente também ao atraso nas comemorações do aniversário da UBI, que vêm sendo sucessivamente adiadas, aquele responsável máximo desdramatiza. "Este adiamento vem no seguimento de sucessivos feriados e pontes antes das férias da Páscoa, e como é evidente queremos ter a casa cheia nesse dia". Além desta circunstância Santos Silva disse ainda que "há a questão da assinatura do Contrato de Desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde, que deve contar com a presença do primeiro-ministro, e por uma questão de agenda só será possível do próximo dia 12 de Junho".
A visita de Carvalhas à região terminou no Paúl, onde o líder comunista veio acrescentar o seu apoio à mobilização do partido no sentido de recuperar o mandato para a Junta de Freguesia, perdido para o PSD nas últimas eleições.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda