.


 

Em Abril de 2001
Iraque recebe Coro Misto e Orquestra

POR SÉRGIO FELIZARDO*

Iraque e Jordânia acolhem em Abril de 2001 o Coro Misto da Covilhã e a Orquestra da EPABI. Depois da Palestina, a Covilhã volta a fazer-se ouvir no Médio Oriente.

O Coro Misto da Covilhã e, possivelmente, a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) são esperadas em Bagdad, Iraque, a 28 de Abril do próximo ano. A única dúvida em relação à Orquestra prende-se com a capacidade da Escola financiar a deslocação.
Composições portuguesas, clássicas e populares, constituem o repertório que o maestro Luís Cipriano pretende apresentar no Festival de Música que, durante três dias, se realiza naquele país por ocasião do aniversário do presidente Sadam Hussein. No evento participam, segundo informações transmitidas ao maestro pelo embaixador iraquiano em Portugal, outros grupos europeus, da Ásia e da antiga União Soviética. Além do Iraque, a viagem prevê ainda dois concertos em Amã, na vizinha Jordânia.

Brasil e México: digressões "tremidas"

Para este ano, Coro e Orquestra têm em agenda duas digressões. Brasil e México são os destinos, mas ainda não há certezas. Os apoios estatais escasseiam e, como salienta Cipriano, "tudo poderá ficar sem efeito se não houver financiamentos".
Assim, a deslocação, em Setembro, ao Brasil, pode ficar comprometida, bem como aquela que leva o Coro Misto covilhanense, em Outubro, a várias universidades mexicanas. "O Ministério da Cultura, mais uma vez, recusou qualquer tipo de auxilio, por isso podemos não ter dinheiro para suportar tamanho encargo", revela o maestro. Entretanto, e devido ao convite iraquiano, os concertos nos Estados Unidos e Canadá foram alterados para Setembro e Outubro de 2001.
2002 será, diz Luís Cipriano, o ano de "descanso". As digressões vão parar, de forma a que a Associação Cultural se possa concentrar na nova sede. Um projecto ambicioso que consiste, em princípio, na reconstrução de um edifício fabril da cidade.

*NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda