.



Edição nº 17 - 30 a 5 Junho 2000


Força Aérea cancela voos em Vila Velha de Ródão
Abutres já podem namorar

A Força Aérea deixou de fazer voos rasantes em Portas de Ródão para não afugentar os abutres ali existentes. Uma situação que estava a dificultar a procriação das aves devido ao barulho e vibrações.
Em resultado esta desistência, a zona passa a concentrar a maior colónia de grifos (espécie de abutres) de Portugal: 30 casais que agora têm condições para viver e procriar. A decisão agrada não só aos abutres, como também à Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT). "Graças à colaboração da Força Aérea e do Ministério da Defesa Nacional esta espécie, anteriormente concentrada em maior número no Tejo Internacional, começa a fixar-se em Portas de Ródão".

Entre o Fundão e o Souto da Casa
Convento franciscano aguarda reconhecimento

Coabitando no mesmo espaço, na parte alta da saída do Fundão para o Souto da Casa, poder-se-ão ver as ruínas do que foi um dos mais antigos conventos franciscanos, outrora Convento De Capuchos da Piedade, conjunto ao parque de campismo da Fundatur. José Travassos, residente e investigador que se tem dedicado a alguns trabalhos sobre este tema, afirma que "o estado actual do Convento deve-se apenas ao facto de os anteriores proprietários não estarem sensibilizados para questões culturais e sim para a prática de campismo com propósitos economicistas". No entanto, Álvaro Roxo Vaz, um dos sócios da Fundatur, afirma que "ainda há possibilidade de recuperar o edifício, uma vez que o claustro e a capela estão quase intactos".

Termalismo do concelho reabre a 1 de Junho
"É Tempo de Termas" em Unhais da Serra

O novo edifício termal de Unhais da Serra será um pólo de desenvolvimento para a vila. É pelo menos essa a convicção da população, que aguarda com bons olhos o início da nova época termal, marcado para 1 de Junho.

Crise do tabaco em Idanha-a-Nova
Ferro Rodrigues chamado a intervir

A autarquia vai apresentar ao ministro do Emprego os receios do cenário de crise na produção de tabaco. O Ministério da Agricultura ainda não deu uma resposta concreta sobre o assunto.

.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda