.


 

Termalismo do concelho reabre a 1 de Junho
"É Tempo de Termas"
em Unhais da Serra

POR ARLETE CASTELA


As termas de Unhais da Serra, a poucos quilómetros da Covilhã, vão entrar em funcionamento dentro de poucos dias.

Com indicações terapêuticas para os casos de sinusite, reumatismo, sequelas de traumatismos osteo-articulares, varizes, colites e hemorroidal, as águas das termas de Unhais da Serra, com um caudal de 3.600 litros por hora e a 36 graus centígrados, são frequentadas, anualmente, por cerca de 500 pessoas.
Para António Serra Guerreiro, presidente da junta de freguesia daquela localidade, "hoje como sempre sente-se a necessidade de ampliação das termas, cujo projecto vai concretizar-se em breve". "O novo edifício termal será um pólo de desenvolvimento para a nossa vila", acrescenta.
Unhais da Serra fica situado a 800 metros de altitude, na vertente sul da Serra da Estrela. Duas nascentes abastecem a estância balneária: a fonte dos banhos, para utilizações externas, e a fonte do cortiço, para utilizações internas, como banhos, duches ou tratamentos sinusais ou gástricos.

Falta de apoio

Dado não haver o apoio hoteleiro necessário e a vila ser virada para a indústria de lanifícios, há dificuldade em alojar os "banhistas", mesmo em residências particulares. Com vista a melhorar esta situação, a junta de freguesia local efectuou um protocolo com o hotel Parque da Covilhã.
Apesar deste problema, as termas atraem muitos residentes na região, que se deslocam diariamente em busca de minorar os seus males.

Que futuro?

Existem contactos entre a câmara municipal da Covilhã e uma sociedade termal recentemente constituída por covilhanenses, estando já o projecto na direcção geral de Turismo. Neste sentido, está prevista a construção de um hotel de 3 estrelas, com 70 quartos, um balneário, um clube de saúde, construído de raiz, duas piscinas, sendo uma termal e outra de lazer, além de dois courts de ténis.
A nível de melhoramento e desenvolvimento local, prevê-se também a reabilitação da ribeira com duas piscinas naturais e outras iniciativas, de modo a tornar Unhais da Serra uma "vila termal".

Mais uma ligação à serra

A estrada entre Unhais da Serra e a nave de Santo António encontra-se praticamente concluída, pois as obras têm avançado a bom ritmo. Falta, apenas, o trajecto do "canal" da central hidroeléctrica, sendo este o melhoramento de vulto em todo o percurso, não só para Unhais da Serra como também para a Serra de Estrela e os seus visitantes, visto que será mais uma porta de entrada e saída.
Segundo palavras do clínico Santos Silva, ligado ao termalismo desde há vários anos, "prevê-se que Unhais, no futuro, seja uma das principais estâncias termais do País, pois os melhoramentos que se pensam realizar farão com que as pessoas 'renasçam de corpo e alma' ".

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda