.


 

Estágios internacionais apresentados na UBI
Contacto@icep

POR SÍLVIA FERREIRA

Os recém licenciados portugueses têm, pelo terceiro ano consecutivo, a possibilidade de ingressar num promissor estágio a nível internacional, remunerado. Uma oportunidade aproveitada por um licenciado da UBI na área de Gestão, que passou dez meses no Chile.

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um curso deixou de ser sinónimo de um bom emprego e o nível de preparação exigido é cada vez maior. Esta é uma preocupação partilhada não só por alunos, mas também por universidades. Por esta razão, o gabinete de estágios internacionais da Universidade da beira Interior (UBI), preparou uma sessão de divulgação dos estágios internacionais do ICEP, nomeadamente do programa contacto, na passada terça-feira, 23.
O programa contacto tem a duração global de um ano e é composto por três fases, sendo que a primeira se traduz na formação do estagiário na área da Gestão Internacional, com início a 9 de Outubro de 2000 e duração de duas semanas. Segundo Gabriela Chousal, representante do ICEP e oradora desta sessão de esclarecimento, estas duas semanas são, paralelamente, conduzidas no sentido de "estabelecer entre os estagiários um maior à vontade, uma vez que irão trabalhar um ano juntos". Numa Segunda fase haverá um estágio de preparação com duração de 6 semanas e início dia 6 de Novembro, numa organização portuguesa. Finalmente, a fase mais importante do estágio, que decorre numa organização estrangeira e pode acontecer nos mais diferentes países. Os mercados envolvidos serão escolhidos de acordo com o seu grau de interesse para o tecido económico português.
A distribuição geográfica abrange os cinco continentes, envolvendo mais de 40 países. Simultaneamente, é também tarefa dos estagiários, sob a orientação de um grupo de assistentes, a elaboração de trabalhos de investigação sobre o país de destino e relatórios sobre as organizações.

Uma carreira internacional

Este é um programa dirigido a todos os recém licenciados nas áreas de Engenharia, Biotecnologia, Farmácia, Matemáticas Aplicadas, Economia, Gestão, Turismo, Design e Comunicação Social, com menos de trinta anos de idade.
Em execução pelo seu terceiro ano, José Raposo, docente na UBI, considera o programa "excelente para os alunos, porque estabelece enormes contactos" e "pode trazer uma carreira aliciante a nível internacional".
A estas vantagens acresce o facto de ser um estágio remunerado por uma bolsa mensal equivalente a duas vezes o salário mínimo nacional, que na sua 3ª fase será complementada com um subsídio de alimentação e alojamento. Para além disso, este programa suporta ainda as viagens de ida e volta, entre Portugal e o local de estágio no estrangeiro.

Selecção rigorosa

Considerada por muitos uma experiência aliciante (no ano passado houve cerca de 2700 candidatos para 150 vagas) muitos terão, também, que ficar de fora. Terá, pois que haver uma selecção, baseada, inicialmente, numa análise curricular de todos os pretendentes, levada a cabo pelo ICEP, que elege cerca de 700 a 800 candidatos. Numa fase posterior estão provas de selecção numa reputada empresa de recursos humanos. Estas são provas de carácter psicotécnico, de línguas (onde o inglês é fundamental), mas onde "valorizamos não só a experiência em termos académicos, mas o dinamismo, motivação, desempenho e personalidade de cada candidato", descreve Gabriela Chausal.

Estudante da UBI no Chile

Vítor Gregório, licenciado pela UBI na área de Gestão, foi um dos alunos que teve a oportunidade de participar neste programa. Candidatou-se em 98 para partir para o Chile no ano seguinte. Uma experiência "fantástica em termos pessoais e profissionais e que aconselho vivamente". Vítor explica que esta é "uma decisão complicada mas, por outro lado, a remuneração deste estágio é bastante razoável". Actualmente, este ex-aluno da UBI trabalha como gestor dos mercados da América do sul, para onde se desloca regularmente.
O programa Contacto é uma iniciativa tutelada pelo Ministério da Cultura, que através do ICEP (Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal) visa alcançar um conjunto de objectivos que representam experiências enriquecedoras para todos os intervenientes, pois proporciona uma aprendizagem in loco de uma sociedade e dos seus comportamentos, cultura, história e acção empresarial.
Para este ano, as candidaturas fecharam já a 28 de Maio. Os interessados têm que aguardar o próximo ano para fazer as malas e partir à aventura. Para mais informações/inscrições, a morada é www.contactoicep.icep.pt.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda