.





Devagar, devagarinho e parado
por Luís Nogueira

Como reclamar tempo? Como reivindicar o ócio e o descomprometimento? Como seleccionar os alvos de atenção? Como resistir aos estímulos, às persuasões, às seduções? E, sobretudo, porquê resistir? Se tivermos de escolher entre a euforia de um mundo sempre renovado, de ideias sempre refeitas, de novas cosmologias e redescrições, e um desejo de contemplação, acalentarmos uma esperança poética do vazio informativo, do silêncio visual, da pura imanência dos objectos (que não os seus fantasmas), para que lado se inclinará a nossa preferência?


Acordem
por José Geraldes

A educação cívica revitaliza a democracia. Dá-lhe um "suplemento de alma" como dizia Bergson sobre o estado do mundo do seu tempo. Mas não é com frases para decorar que as novas gerações aprendem a educação cívica. A participação, de mãos dadas com os saberes fundamentais, em acções quotidianas comunitárias indica o caminho pedagógico mais eficaz. E a escola aqui ocupa um lugar preponderante.
Para além das aulas ou de uma disciplina específica que tem o seu cabimento, as intervenções no terreno tornam-se indispensáveis. A começar logo por volta dos sete anos de idade.



.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda