Maio

Entrevista a Manuel José dos Santos Silva, reitor da UBI. Numa altura em que a Universidade da Beira Interior comemora 17 anos de existência Santos Silva fala dos novos cursos e dos projectos em desenvolvimento na instituição. A reforma do Ensino Superior está anunciada e o aumento das propinas é um dado adquirido.

No ano em que celebra 90 anos, o Notícias da Covilhã realiza um ciclo de cinema subordinado ao tema "Jornalismo e Poder". Entre 6 e 27 de Maio serão exibidos quatro filmes que abordam o assunto.

O contributo da Psicologia para uma Educação Inclusiva foi o tema do III Simposium Luso-Espanhol Escola Para Todos. O principal objectivo da edição deste ano foi sensibilizar a comunidade educativa para a importância do conhecimento psicológico.

Chegou ao fim mais uma Semana Académica da UBI. As restrições orçamentais fizeram com que este ano o programa fosse "mais modesto". Apesar de tudo, Ana Cruz, presidente da Associação Académica da altura, fez uma balanço positivo da iniciativa, uma vez que "correspondeu às expectativas". (várias notícias)

Nas suas provas de agregação, Tessaleno Devezas considera que é possível prever o crescimento de todas as inovações introduzidas na sociedade.

As fontes de energia primária foram alvo de um estudo desenvolvido por João Carlos Matias, docente na UBI, nas suas provas de doutoramento.

No mesmo dia em que os finalistas participaram na Benção das Pastas, os licenciados do ano passado regressaram à UBI para receber os seus diplomas.

Entrevista a Elisa Pinheiro. A directora do Museu de Lanifícios da UBI fala da importância do Museu dos Lanifícios, do seu passado, presente e futuro.

Rui da Silva Fernandes, assistente da UBI, juntou-se à missão da UNMISET (United Nations Mission of Support in East Timor) que tem como objectivo efectuar a demarcação da fronteira entre Timor-Leste e a Indonésia.

Amélia Rute dos Santos prestou provas de doutoramento em Química. "Síntese, Caracterização Estrutural e Estudo de Propriedades Físico Químicas de Ferrites do Tipo Espinela Nanoferrites de Manganês, Cobalto e Cobre", foi o título da tese apresentada.

Os alunos de Engenharia Aeronáutica organizaram mais umas jornadas deste curso. Nos últimos dois dias estiveram presentes no Aeródromo da Covilhã entre cerca de quatro mil pessoas.

Associação Académica da UBI sem candidatos. Ana Cruz decide não se recandidatar. A AAUBI encontra-se numa situação delicada.

José Francisco Cascalheira, docente na UBI, prestou provas de doutoramento em Biomedicina . Foi o primeiro doutoramento nesta área realizado na instituição.