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UM NOVO VELHO
FILME DE CULTO:
BLAIR WITCH TEM UM ANTEPASSADO
POR JOÃO CORREIA




The Last Broadcast é um filme anterior a Blair Witch Project e foi realizado por Stefan Avalos e Lance Weiler. A história conta-se em poucas palavras: em Dezembro de 1995, Seteven Avkast e Locus Wheeler, animadores e responsáveis de um pragrama de TV cabo cahamado "Fact or Fiction ( um daqueles programas de ficção científica pimba em que os Ficheiros Secretos são levados a sério) foram para Pine Barrens em New Jersey para fazer uma repor tagem em directo através da TV e da Internet sobre o lendário diabo de New Jersey – um diabo bem conhecido pela sua crueldade. Foram acmapanhados por Rein Clackin e Jim Suerd. Este último, um espertalhote convencido que era medium é o único que sai vivo. Ao fim de dois dias aparecem os restos despedaçados dos corpos de dois restantes membros da expedição. O terceiro é dado como desaparecido.
O filme é uma reportagem. Um jovem realizador , está convencido que Suerd, o único sobrevivente, acusado pela polícia e condenado pelo tribunal, é inocente e pretende provar a sua tese sobre os terríveis acontecinmentos. Para isso exibe extensas passagens dos próprios vídeos gravados pelos participantes nos acontecimentos quepredeceram as mortes. Porém, as imagens dos mesmos acontecimentos dão versões diferentes. Um conjunto de imagens fora trabalhado por técnicos de montagem contratados pela acusação durante o julgamento de Suerde O resultado é a evidência da sua culpa. Um segundo conjunto de imagens, entretanto encontradas após a morte de Suerde na prisão, mostram os mesmos acontecimentos sob outra perspectiva. Uma jovem perita em montagem vai reconstituindo, com recurso a fragmentos quase irrecuperáveis, pedaços de imagens que indicam a possibilidade de uma visão alternativa dos acontecimentos. A o mesmo tempo, o investigador vai inrtercalando os pedaços de imagem com entrevistas ao Xerife, aos técnicos, às testemunhas e até com investigaçõs na Internet com vista a recuperar traços de conversas mantidas pelos participantes nos acontecimentos via IRC. A certa altura a jovem perita em montagem pode dar o que ela espera ser uma imagem da face do assassino. E sem que nada o faça esperar, o jovem que fazia o documentário sobre a inocência de Sueerde vê-se ele próprio "mergulhado" na acção já que tudo quanto tinha pensado e gravado até ali se baseava em certos pressupostos narrativos que se alteram. O filme é extremamente habilidoso na manipulação das diferentes perspectivas em que os coantecimentos são filmados: Há um filme A : o documentário realizado pelo jovem investigador. Há um filme B: as imagens reconstituídas pelo técnico contratado pela acusação. Há um filme D: Imagens filmadas de uma outra perspectiva que dão a versão oposta. E há espécie de filme D: filmado a partir do espectador que, só ele, consegue saber tudo, como se fosse o olhar de Deus.
Há semelhanças extremas com Blair Witch Project: neste último um grupo destudantes vai para o bosque à procura de uma bruxa enquanto em The Last Broadcast um grupo de produtores de televisão de cabo vão para o bosque há procura de um demónio. Em ambos os casos, a morte ameaça parcial ou totalmento os membros da equipa. Em ambos os casos, o material essencial que sustenta a ficção e permite ter acesso ao mistério são imagens vídeo recuperadas.
As diferenças também são grandes: The Last Broadcast é anterior a Blair Witch. É melhor do que Blair Witch. Porém não facturou os milhões de dólares nem as imensas audiências de Blair Witch Project. Para tentar das razões sobre este paradoxo, pode recorrer à Internet: Error! Marcador não definido.. com/lastbroadcast
Como encontar o filme? Dirija-se ao jardim da Covilhã. Aceda ao lado esquerdo de quem sobe na Direcção do PolO IV. Se não encontrar o demónio de São Francisco – que dizem que anda á solta por ali – talvez descubra um clube de vídeo. Tradução em português : "O Último Registo".

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