.


.

 


www.healthfinder.com


Um mercado com futuro mas sem credibilidade
Saúde On-line

Quando temos cerca de 45 mil páginas sobre saúde e medicina disponíveis na Internet, é sinal de que alguma coisa está a mudar. Desde publicidade, anunciando curas milagrosas e solução para todo o tipo de maleitas, a autênticos consultórios on-line, passando por espaços de esclarecimento sobre as mais diversas questões relacionadas com o corpo humano, é cada vez menos o que não conseguimos encontrar na World Wide Web - vulgo Internet.
E se há alguns anos não faria sentido falar de consultas à distância, actualmente ter um médico acessível a qualquer hora do dia, disponível para nos esclarecer todas as dúvidas sem termos que abandonar o conforto da nossa casa ou suportar filas intermináveis numa sala de espera de hospital, é algo que interessa a cada vez mais pessoas.

Selo de garantia

De acordo com as previsões, o mercado de saúde on-line atingirá cerca de 1700 milhões de dólares em receitas no ano 2003. Um estudo conduzido pelo Healtheon/WebMD, um grupo consultor do mercado de saúde on-line, revela que o número de médicos norte-americanos que possuem os seus próprios sites subirá, ainda este ano, dos actuais 30 por cento para 42 por cento, ultrapassando os 50 por cento no primeiro semestre de 2001.
No entanto, a popularidade levanta a questão da credibilidade destas páginas e de toda a informação que veiculam, pois qualquer pessoa pode criar um site e dizer que é médico. Por outro lado, alguns médicos encaram a prática de medicina on-line com alguma relutância, uma vez que poderá colocar a confidencialidade e privacidade dos seus pacientes em causa.
Tentando superar estes receios e assegurar a qualidade e fiabilidade das consultas on-line, surgiu a Health On The Net (HON) Foundation, sediada em Genebra, Suíça. Uma forma de detectar a credibilidade de uma página sobre saúde e medicina é procurar a insígnia do Código de Conduta da HON, que funciona como uma espécie de selo de garantia da página.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda