.


 

.


Educação e Emprego são prioridade
Bruxelas faz recomendações
a Portugal

"Um dos mais sérios problemas ligados ao processo de recuperação da economia portuguesa é o baixo nível educacional da mão-de-obra". Esta afirmação parte da Comissão Europeia e está integrada nas recomendações que, durante esta semana, fará a Portugal, no quadro das Grandes Orientações da Política Económica (GOPE) para os Quinze, principal instrumento de coordenação dos países-membros da União Europeia.
No que concerne à economia portuguesa, a Comissão determinou algumas prioridades governamentais, que passam pela melhoria do sistema de ensino e formação, de modo a que o nível de educação dos portugueses fique menos desnivelado em relação aos restantes Estados-membros. Por outro lado, o Governo português deverá dar prioridade à flexibilização dos horários e do mercado de trabalho, nomeadamente a nível das regras de despedimento e contratação.
Também o nível de produtividade e investigação científica "permanece entre os mais baixos da União Europeia (UE)". A solução deste problema deve passar pela melhoria da legislação interna, pela redução das ajudas do Estado e pela simplificação dos procedimentos e custos administrativos, que pesam sobre as pequenas e médias empresas e dificultam o desenvolvimento científico.
Bruxelas sublinha ainda a necessidade de Portugal acelerar a redução do défice orçamental, através da aprovação, antes do fim deste ano, da nova lei de bases do orçamento e a aplicação urgente de várias reformas com impacto orçamental, nomeadamente nos sectores da saúde e das pensões, para que a população "enfrente melhor o problema do envelhecimento".





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda