.





 

            

                                                                       
contos para uma
GERAÇÃOX                                      
culturaacelerada

 

                      POR PEDRO HOMERO                          

 

A Teorema não falha, desde que começou a mandar cá para fora os livros de Douglas Coupland, tem sido uma festa de leitura! A propósito de ter adquirido outro título de Coupland no fim de semana passado, 'Coma Profundo', decidi dar a conhecer a quem ainda desconhece a primeira obra traduzida para português deste autor canadiano.
Se está feliz com a vida que leva, então provavelmente este livro não é para si. Ou se calhar até é, se você for do género com-o-mal-dos-outros-estou-eu-bem. Acontece é que Geração X retracta um sentimento geral de falhanço e mal-estar crónico que se abateu na geração que recebeu esta denominação, como que a vota-la a um esquecimento punitivo auto-infligido. Os nossos gen-X (gén-ésses) são vinte-e-muitos, trintas-e-tais, sobre qualificados mas mal empregados, por opção própria. Decidiram sair da corrida de ratos, do formigueiro. Nem perder, nem ganhar, sair do jogo, deixar as cartas na mesa e saltar fora. Fora do mundo do trabalho neo-liberal, das relações supérfluas, dos objectos que atravancam as casas e as mentes.
Por outro lado, e na medida em que as gerações na prática até não são assim tão diferentes umas das outras, no que concerne pelo menos àqueles aspectos fulcrais da existência societária 'as we know it' aquela geração poderia também ser a minha ou a sua. Quer dizer, alguns elementos da geração, claro.
O filme sugerido esta semana complementa maravilhosamente o livro, na medida em que explora os mesmos problemas, grosso modo. Uma ida ao cinema, para desfrutar de uma 'alta fidelidade' seguida da leitura do Geração X e temos a semana feita.

 

                              

                                                                    
      

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda