.


.

 


Bruno Lopes, 23 anos, estagiário no Cine-Clube Universitário da Beira Interior


Quando entrou para a UBI, no ano de 1995, Bruno Lopes já trazia consigo uma paixão pelo mundo da sétima arte, paixão essa que encontrou no Cine-Clube Universitário da Beira Interior um local para crescer e se desenvolver. Na prática, Bruno Lopes começou por se tornar num aficcionado da selecção cinematográfica exibida pelo CCUBI, para seguidamente, iniciar uma relação mais estreita com o Cine-Clube da cidade da Covilhã. "No final do meu segundo ano, surgiu a possibilidade de integrar a equipa do CCUBI e participar nas diversas actividades promovidas, as quais passavam pela realização de workshops ou pela divulgação de ciclos de cinema", recorda.
Assim, quando surgiu a possibilidade de um estagiário "ocupar" um lugar no Cine-Clube, o facto de a escolha ter recaído sobre Bruno Lopes foi encarada como "natural", devido ao interesse e participação demostrados nas actividades do CCUBI.
O presente estágio, enquadrado no programa VER, iniciou-se em Novembro de 1999 e levou-o a integrar uma série de iniciativas que se distribuem pela região da Beira Interior. Actualmente, o CCUBI está a desenvolver, numa escola de Silvares, um atelier de iniciação à animação destinado a alunos do terceiro ciclo.
Também para alunos do terceiro ciclo, mas numa escola de Manteigas, Bruno Lopes e outros três formadores estão a divulgar um "curso" de iniciação à linguagem cinematográfica, que conta com a exibição de filmes e com um atelier para os docentes da escola.
Para além desta vertente de formação, Bruno explica que "o Cine-Clube conta ainda com uma área de produção própria que recai sobre o trabalho realizado nos workshops". Durante o seu estágio, Bruno Lopes já realizou igualmente spots em vídeo para divulgação de iniciativas que digam respeito à cidade da Covilhã, nomeadamente o spot relativo à semana académica da UBI.
No final desta conversa, Bruno Lopes referiu ainda a proximidade da data em que o CCUBI voltará à cidade da Covilhã para retomar as exibições regulares."Nessa altura, o Cine-Clube voltará a ter uma maior visibilidade, em virtude do papel consagrado ao cinema de qualidade", garantiu.

VOLTAR






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda