Dezembro

Entrevista com Antonieta Garcia. Apaixonada pela presença judaica e pelas tradições beirãs, a presidente do Departamento de Letras fala sobre as investigações que desenvolveu nestes campos.

Projecto de rede sem fios envolve toda a Universidade. No final de 2004, vai ser possível navegar na Internet e aceder a um novo portal de conteúdos em todo o campus da UBI.

A UBI recebeu as Jornadas “Guerra, Filosofia, Política”. Uma iniciativa dos docentes Rui Bertrand Romão e António Bento, que trouxeram à Covilhã alguns dos maiores investigadores do tema.

O funcionamento do coração humano, doenças e possíveis tratamentos do órgão que bombeia sangue para todo o corpo foram as questões abordadas no seminário “Tórax – da teoria à prática”.

O Museu dos Lanifícios foi agraciado com o Prémio Gazeta da Cultura, atribuído pelo semanário Gazeta do Interior.

A primeira conferência do Grupo de Investigação Informática em colaboração com o Grupo de Utilizadores de Linux da Covilhã prometeu ser a primeira de várias conferências da parceria.

Santos Silva aproveitou a visita de Ferro Rodrigues, secretário-geral do Partido Socialista às instalações da Faculdade de Ciências da Saúde e da Biblioteca Central da UBI para lembrar a sua preocupação com o projecto de decreto-lei regulador do financiamento dos agora chamados “hospitais com ensino universitário” em função da produtividade.

Adrián Llerena é o responsável na UBI por um projecto de investigação farmacológica que descobriu um gene responsável por uma maior susceptibilidade de depressão clínica. A descoberta é apresentada num artigo científico incluído na edição deste mês da conceituada revista Pharmacogenomics Journal.

O mundo deleuziano aplicado à imagem cinematográfica é a proposta da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação de Edmundo Cordeiro.

Como já é tradição, um jantar natalício reuniu docentes e funcionários da academia num momento de convívio.

Pedro Almeida apresentou um possível método de se prever tendências de subida e descida nas cotações de acções na sua tese de doutoramento em Engenharia Informática.

Paulo Carvalho apresentou uma tese de doutoramento em Engenharia Civil reveladora da preocupante situação das águas da Cova da Beira.

Mais cem alunos da UBI moradores nas residências universitárias dos Serviços de Acção Social da UBI reuniram-se num jantar de natal.

Excepção e ordem: Carl Schmitt e o problema da Esfera Pública”, foi o nome da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada por António Bento.