.


 

.


Uma visita ao interior da Engenharia Civil da UBI
Relação departamento/exterior

Um dos aspectos referidos ao longo destes dias foi a preocupação do departamento em se mostrar ao exterior que, de acordo com o director, é o que tem feito desde 1997, com a prestação de serviços à comunidade. "Temos protocolos com a autarquia, no estudo de edifícios degradados da cidade para a sua reabilitação e com outras entidades e universidades portuguesas e estrangeiras nas áreas do desenvolvimento tecnológico, nomeadamente na área de geotecnia", refere João Paulo Gomes. "O departamento está voltado para o exterior e tem interesse em colaborar com a região no seu desenvolvimento e qualidade", acrescenta.
A correspondência entre a UBI e a edilidade é importante para o crescimento de ambos. Carlos Pinto salienta a "disponibilidade da Câmara para ser parceira e cooperante com um departamento tão importante como este". De acordo com o mesmo, "a Câmara tem hoje muitas frentes de trabalho de construção civil, pontes, estradas, serviços públicos, e conta com a ajuda dos laboratórios da UBI". A primeira preocupação desta autarquia é a despoluição das quatro principais ribeiras da cidade, das quais duas, Goldra e Carpinteira, têm já os horizontes de trabalho para começar dentro de um ano. Assim, o autarca deixou o apelo aos professores e alunos formados que estejam interessados na prática do estudo, acompanhamento e realização destes trabalhos. "É uma área onde professores e alunos podem reflectir", salienta Carlos Pinto. A outra prioridade é construir um parque de ciência e tecnologia voltado para o mundo empresarial, favorecendo a criação de novos empresários e novos produtos, "de forma a que aqui se inicie a formação de um núcleo de indústria qualificada diferente da tradicional". Este projecto, que vai arrancar no Parque Industrial do Tortozendo, tem cooperação com a UBI e outras entidades, de modo a que a Covilhã não seja vista apenas como local de estudo, mas também de "intervenção, expectativa e possível trabalho".

Licenciatura e Departamento de boa saúde

Integrado na comemoração dos 10 anos da Engenharia Civil na UBI, este ciclo veio desvendar o que se tem feito ao longo desses anos neste curso que, de acordo com João Paulo Gomes " foram anos de mudança, inovações, evoluções e adaptações à sociedade, dos quais se pode fazer um balanço muito positivo". Estudos geológicos, geotécnicos, informação geográfica, levantamentos topográficos, arquitectónicos, estudos na área da patologia, recuperação de edifícios e ajuda na área de projectos de estruturas especiais e reforço destas, compõem o vasto leque de actividades que, actualmente o departamento dispõe para colaborar com a comunidade, sobretudo com as autarquias.
Para além dos protocolos que mantém com a câmara local e outras entidades, o departamento realizou recentemente um com a REFER para a remodelação da linha da Beira Baixa. "É uma obra que se faz de 20 em 20 anos e na qual nós vamos participar, sobretudo no acompanhamento geotécnico", refere o presidente do departamento. De referir que não só vai participar o departamento, como dois recém-licenciados vão realizar o estágio profissional nesta obra.
A inauguração, em breve, do edifício 2 da antiga Empresa Transformadora de Lãs, vai permitir aos alunos alargar o que, segundo Nuno Rosa "já está ao nível das outras faculdades". Assim, eles disporão "de excelentes condições, equipamento laboratorial e informático de alta qualidade, que lhes permite melhorar, cada vez mais, o desenvolvimento das suas actividades", afirma o Reitor da UBI.

VOLTAR ATRÁS






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda