.


 

.


"Planeamento de Estruturas
e Qualidade na Engenharia"


Orientada pelo Eng. Câncio Martins, especialista e projectista de pontes nacionais e professor na Universidade de Coimbra, esta conferência causou algumas interrogações. Com alguns anos de prática na área das estruturas e de ensino, Câncio Martins falou da sua experiência e referiu, em primeiro lugar, a falta de componente tecnológica nas universidades, "o que prejudica a qualidade dos projectos" que, para ele, "são a base de uma boa engenharia".
Era a primeira vez que estava na UBI e não conhecia a universidade que, pelos vistos, funciona de forma diferente da de Coimbra, onde lecciona. Câncio Martins cedo foi esclarecido pelos presentes, que defenderam a UBI no que toca à componente prática, sobretudo a nível laboratorial na confecção de betão armado e outros materiais. "Aqui os alunos sabem o que é betão e como fazê-lo, porque temos uma vertente tecnológica já bastante desenvolvida", referiu o presidente do departamento.
Depois da palestra sobre a evolução da confecção das pontes, de como se projectam e constroem para terem segurança e qualidade, o engenheiro não pôde deixar a UBI sem visitar os laboratórios de Engenharia Civil, que muito apreciou. "Estou muito contente com a vossa universidade e com o vosso ensino e felicito-vos por aqui terem esta tão importante componente".
Quanto à qualidade da engenharia em Portugal, que constituía a segunda parte do seu discurso, Câncio Martins está satisfeito, mas desiludido. Segundo ele, "a engenharia está bem e não fica aquém da estrangeira", mas acrescenta "só é pena que em certos casos, como a Ponte vasco da Gama, não se utilizem os nossos potenciais e se vão buscar especialistas estrangeiros, quando cá temos igualmente boa qualidade".

VOLTAR ATRÁS






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda