.


 

.


A Qualidade na Construção

Da responsabilidade de Vitor Almeida, professor na Escola de Arquitectura do Porto, o assunto em debate foi, sobretudo, os problemas do mundo da construção que, para o professor, "é um mundo muito difícil". Segundo este académico, em relação às outras indústrias, a construção é a que apresenta mais problemas de implementação, por ser uma área "muito complicada". "Ela não tem uma linha de montagem como uma empresa do ramo automóvel, por exemplo". As suas diversas fases, as obras muito dispersas, a constante mudança de estaleiro e a multiplicidade de materiais, são condicionantes que "aumentam a dificuldade na qualidade", afirma Vitor Almeida.
Depois de explicar como se desenrola todo o projecto e processo de construção: métodos, custos, componentes e intervenientes, para obter e avaliar a qualidade, o professor fez uma crítica aos computadores que hoje, pensamos nós, nos facilitam a vida.
O projecto é o primeiro passo e o mais importante, mas "uma coisa complexa", o que leva as pessoas a utilizarem o computador". Vitor Almeida lança o alerta para a utilização deste "ajudante" nesta área, pois segundo ele, "os computadores têm dado os maiores erros. Por vezes, a facilidade vira-se contra quem a utiliza!", acrescenta.

VOLTAR ATRÁS






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda