Novembro

Entrevista com José Callado, director da Licenciatura em Arquitectura. O docente fala sobre a sua visão da arquitectura actual e das metodologias inovadoras do curso que dirige.

O Urbi et Orbi foi conhecer os mais recentes professores catedráticos da UBI. Carlos Cabrita, com cátedra em Engenharia Electrotécnica, e João Queiroz, com cátedra em Bioquímica, mostram as suas participações e desenvolvimentos académicos.

Fernando Velez organizou um seminário para divulgar o trabalho de investigação e desenvolvimento promovidos por alunos e estagiários. A iniciativa foi aproveitada para se fazer a apresentação do portal de ensino/aprendizagem electrónica, SAMURAI.

A UBI recebe, pela segunda vez, a Conferência da Engenharia - Inovação e Desenvolvimento. O evento contou com apresentações de artigos da comunidade científica de todo o País e do estrangeiro. A terceira edição do concurso “Pontes de Esparguete” fez parte do programa do evento

A Recepção ao Caloiro 2003, festa dedicada aos novos estudantes da UBI, decorreu, mais uma vez, com muita animação. Passaram muitas bandas pelo pavilhão da ANIL, mas o momento mais alto das festividades deu-se durante a Latada, este ano à sexta-feira. (Várias notícias)

A relação da publicidade com a arte, a retórica, o cinema e o design foram alguns do temas abordados nas Jornadas de Publicidade e Comunicação. A iniciativa ficou marcada por múltiplas interrogações para as quais ainda não há respostas concretas.

A Rádio da Universidade da Beira Interior é a mais recente estrutura laboratorial de apoio à licenciatura em Ciências da Comunicação. A primeira emissão, a título experimental, deu-se no dia 5.

O actual reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel José Santos Silva, foi reeleito para um terceiro mandato à frente da instituição. A decisão foi tomada pela Assembleia da UBI, com cerca de 80 por cento de votos favoráveis.

Investigadores de Portugal e Espanha apresentaram 28 comunicações, na óptica da economia empresarial, no 5º Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, realizado na UBI.

“A palavra ao consumidor” foi o mote escolhido para a conferência que decorreu no âmbito da Semana Nacional do Marketing.

Professores de Filosofia debruçam-se sobre o misticismo de uma erótica de abstinência mas com muito prazer no jogo de todos os tempos. O amor foi o jogo trazido à baila na conferência “A Transfiguração Espiritual do Amor Cortês em São Bernardo de Claraval”.