Setembro

Por altura do início das matrículas para os alunos dos segundos, terceiros, quartos e quintos anos, o Urbi et Orbi foi tentar descobrir o que os alunos gostariam de ver diferente na instituição no novo lectivo de 2003-2004. (inquérito)

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas decidiu não ser do seu âmbito a fixação do valor das propinas. Os reitores entendem que a decisão cabe ao Governo.

UBI fixa propinas em 700 euros. Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, acredita ter sido tomada "a decisão coerente". Os representantes dos alunos não aceitam este valor e prometem contestação.

A direcção da AAUBI organizou medidas de contestação ao aumento das propinas. Uma vigília em frente aos Serviços Académicos da UBI e a criação de um cordão humano a unir dois pólos da UBI são a escolha dos estudantes.

Animação 3D nomeada para prémio de publicidade em festival de cinema Cinanima, a realizar em Espinho. Os anúncios televisivos de promoção à UBI foram seleccionados para concorrer na categoria de Publicidade.

O 5º Encontro Internacional do Grupo dos Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química, vai decorrer nas instalações da Universidade da Beira Interior entre os dias 7 e 10 de Setembro.

Os alunos da UBI são, a partir deste ano lectivo, fotografados no acto de matrícula. A ideia é facilitar a criação de um processo escolar mais completo.

"A gestão do aprovisionamento hospitalar: estudo dos hospitais públicos portugueses" é o nome da tese de doutoramento em Gestão levada a apreciação por Anabela Antunes Almeida.

A revista "...À Beira", do Departamento de Letras da UBI, está no seu terceiro número. A publicação vai ser lançada ao público no início de Outubro.

Hélia de Fátima Moura da Cunha e Silva apresentou uma tese de mestrado em Química na área bioquímica molecular.

O Departamento de Psicologia e Educação da UBI vai lançar, em meados de Outubro, um novo número de "Psicologia e Educação", a revista do departamento.