urbi et orbi editorial envie-nos a sua carta a nossa equipa porque pode acontecer o nosso estatuto contacte-nos via e-mail as edições anteriores do urbi Urbi et Orbi

Jornadas da Juventude
Novas políticas desenhadas na UBI

Perguntar aos jovens quais as suas preocupações e abrir o debate sobre o futuro são alguns dos pontos que o Programa Nacional da Juventude espera alcançar. A UBI acolheu o último de três dias de debates que tiveram lugar na região e aqui foram apresentadas algumas novidades a implementar.


Entrevista ao capelão da UBI, padre Luciano Costa
"A Bênção das Pastas é um encontro muito profundo e pessoaI"

No próximo sábado, 20 de Maio realiza-se mais uma cerimónia da Bênção das Pastas. Um momento muito esperado pelos finalistas da UBI, mas também pelo organizador da festa, o capelão Luciano Costa, que elucida, nesta entrevista ao Urbi , alguns pormenores da preparação deste dia tão importante na vida de um estudante universitário.


   

   



 
 
 
Miopias e distorções no ensino
António Fidalgo
 
Portugal, o pessimismo e o Intercidades
José Geraldes
 
 
Urbi em papel
 
URBI - em papel
 
 
Classificados
Clique aqui
 
 
MAGACINE
A cor do crime
Joe Roth
 
ENTRELINHAS
Os factos da vida
Graham Joyce
 
ROTAÇÕES
All the road running
M. Knopfler e E. Harris
 
DESTINOS
Terra secular
Arouca
 
 
16 a 20 de Maio de 2006
”Semana Académica da UBI - 2006. Arranca hoje mais um evento promovido pela AAUBI, programa e informações aqui.
 
 
16 de Maio de 2006
”Parcerias e Desenvolvimento Sócio-Económico”. O Centro de Estudos Sociais da UBI realiza um seminário sobre as questões sociais e económicas da região. A iniciativa surge no âmbito do projecto “Inserções – Da Investigação à Acção: inserção sócio-profissional em concelhos da Beira Interior”, que está a ser desenvolvido na instituição. Este evento vai ter lugar entre as 9 e as 18 horas, no Anfiteatro Padre Videira Pires.
 
 
17 de Maio de 2006
III Jornadas Científicas MedUBI. O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) organiza as terceiras jornadas de medicina, cujo tema central gira em torno da endocrinologia. Através do Departamento Científico do MedUBI foram convidados alguns profissionais e investigadores da área da Saúde para participarem neste evento que decorre no Anfiteatro da Parada.
 
 
17 e 25 de Maio
O Instituto de Filosofia Prática (IFP) promove mais duas conferências na UBI. No próximo dia 17, Fernanda Henriques, da Universidade de Évora apresenta "A alteridade e o trágico no pensamento de P. Ricoeur. No dia 25 é a vez de Luísa Portocarrero falar sobre "Hermenêutica e filosofia prática (Hans-Georg Gadamer)". Estas iniciativas têm lugar na Sala dos Seminários, Edifício Biblioteca Central da UBI, 2º andar, pelas 17.30 horas.
 
 
18 de Maio de 2006
“Gestão e Conservação de Habitats Naturais na Serra da Estrela”. A Associação de Produtores Florestais do Paul vai falar sobre as políticas ambientais integradas no projecto LIFE. Um seminário de cariz técnico que vai decorrer na UBI entra as 9.30 e as 15.30.
 
 
URBI - página inicial