Março

Entre o final deste ano e o início do próximo, a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior vai contar com um novo sistema informático. Esta aquisição vai permitir um novo modelo de gestão e de controlo dos recursos existentes na biblioteca. A UBI é a terceira instituição do país a adquirir este programa.

Maria do Céu Alves apresentou a sua tese de doutoramento em Gestão. A sua dissertação consiste num projecto elaborado nos últimos três anos que tem por tema a forma e o género de informações que o gestor utiliza nas suas decisões.

Jacinto Silva, especialista financeiro, viajou até à UBI para ajudar alunos de mestrado e doutoramento na procura de temas de reflexão e na desmistificação de pistas sobre a pesquisa empresarial.

Luís Filipe Pereira, ministro da Saúde, visita Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Uma oportunidade para Manuel Santos Silva, reitor da instituição lembrar a necessidade de recursos humanos para uma melhor articulação da faculdade com os hospitais e centros de saúde.

A UBI apresentou os relatórios dos departamentos propostos a análise no âmbito das VI Jornadas de Avaliação. A iniciativa permitiu realizar uma reflexão sobre algumas questões que afectam a universidade, nomeadamente a taxa de insucesso escolar.

Dias da UBI. Durante três dias a UBI abriu as suas portas à comunidade em geral. Os laboratórios, o Museu dos Lanifícios, o estúdio de televisão e o Cybercentro foram alguns dos espaços que encantaram cerca de 3500 visitantes.

O MATUBI realizou as VII Jornadas de Matemática, que incluíram diversos eventos e a presença de várias personalidades ligadas a esta área do conhecimento.

Ciclo de conferências "Civil 2003" organizado pelo núcleo de estudantes de Engenharia Civil NECUBI em conjunto com o Departamento de Engenharia Civil da UBI. Foram três dias de formação contínua, num total de 12 conferências.

Carlos Tavares explicou que o Parque de Ciência e Tecnologia poderá avançar. A candidatura apresentada aguarda apenas a aprovação do POE e promete ser um projecto inovador para a região. O ministro da Economia defende também o Turismo como uma das áreas a apostar. O Parkurbis conta com a colaboração de várias entidades entre as quais a UBI, uma das principais impulsionadoras do projecto, ao lado da autarquia covilhanense.

Pedro Lourtie, ex-secretário de Estado do Ensino Superior, esteve na conferência "O presente e o futuro do Ensino Superior em Portugal". Uma iniciativa levada a cabo pelo Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade da Beira Interior, no dia 24 de Março, Dia do Estudante.


Paula Gravito, chefe de divisão do Observatório da Ciência e do Ensino Superior, apresentou 9, na UBI o projecto europeu Alpha Galileu. O project é comparável a uma agência noticiosa on-line que se dedica à divulgação de tudo o que se relaciona com ciência e tecnologia.

Especialistas no campo das finanças reuniram-se na Covilhã para discutirem a Economia do País. Cerca de 255 alunos universitários marcaram presença no IV Encontro Nacional de Estudantes de Economia.

A semana dos alunos de Química foi marcada pelas VI Jornadas Nacionais de Química Industrial e pelas I Jornadas Nacionais de Bioquímica. Esta foi a primeira vez que a UBI acolheu o evento nacional de Química Industrial.