urbi et orbi editorial envie-nos a sua carta a nossa equipa porque pode acontecer o nosso estatuto contacte-nos via e-mail as edições anteriores do urbi Urbi et Orbi

Entrevista a João Pinheiro da Providência, presidente do Departamento de Física
“Sou um optimista em relação ao futuro da Física”

A falta de abertura de Portugal à participação estrangeira tem de ser invertida Assinala-se em 2005 o Ano Internacional da Física e comemora-se o centenário das descobertas científicas de Albert Einstein, que constituem a base da Física moderna. Mas as licenciaturas nesta área deparam-se com um decréscimo no número de alunos. João da Providência, presidente do Departamento de Física da UBI, fala-nos deste problema e de possíveis formas de o combater, que passam por mudanças de fundo no sistema de ensino.

   
   
 

 

 
 
 
Dura Ciência
António Fidalgo
 
Alterações Climáticas e Cenários de Clima em Portugal
António Tomé
 
Incêndios: incúria geral
José Geraldes
 
 
Urbi em papel
 
URBI - em papel
 
 
Classificados
Clique aqui
 
 
MAGACINE
Charlie e a Fábrica de Chocolate
Tim Burton
 
ENTRELINHAS
Uma sociedade que aprende e se desenvolve
José Tavares
 
ROTAÇÕES
O Melhor do Pop Português 1985-1990
Vários
 
DESTINOS
Uma vila romana
Arronches
 

 

15 e 16 de Setembro
Internacional Workshop "Spaceflight Dynamics and Control". Um evento que vai decorrer na UBI, no pólo 8, e que conta com a organização do Departamento de Engenharia Electromecânica.

 

14 e 15 de Outubro
II Encontro de Weblogs. A UBI vai acolher a segunda reunião de weblogs que conta com a realização de várias mesa temática dedidcadas a este fenómeno comunicacional. Informações e inscrição.

URBI - página inicial