.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição n.º 9 - 4 a 10 Abril 2000


 


8 - 00/03/28
7 - 00/03/21
6 - 00/03/14
5 - 00/03/07
4 - 00/02/29
3 - 00/02/22
2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31

Assembleia Geral colhe unanimidade
Semana de protesto na UBI

Os estudantes da UBI decidiram, para esta semana, a realização de uma série de acções concertadas de protesto. Os motivos vão desde a lei de financiamento, ao conceito de estudante elegível, e às detestadas propinas. Greve às aulas, inauguração de uma cantina virtual no Pólo IV, e recolha de assinaturas para uma petição são algumas das actividades agendadas.

Aumento de combustíveis provoca corrida às bombas
Matéria altamente
inflamável

O aumento de combustíveis decretado pelo Governo na última quarta-feira provocou uma corrida dos automobilistas aos postos de abastecimento. A Covilhã não foi excepção. Horas de espera em filas para "atestar"; perturbações graves no trânsito, que levaram mesmo à intervenção da polícia; e ruptura de stocks em alguns pontos de abastecimento marcaram a má vontade com que muitos portugueses receberam a nova:17 escudos a mais por litro de gasolina, e 15 pelo de gasóleo. Do que de corrida aos combustíveis há memória, há décadas que em Portugal não se via nada assim.

Unanimidade e descontentamento na Assembleia de Representantes
Orçamento aprovado

O Orçamento do Pólo de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior foi aprovado por unanimidade, na passada semana, pela Assembleia de Representantes. Mas os trabalhos não decorreram sem contestação. Os cortes orçamentais e a diferença entre o que a unidade reclamava e o que foi efectivamente aprovado preocupa os presentes. Todos responsabilizam o Orçamento de Estado pelo défice de financiamento. A unanimidade obteve-se como forma de demonstrar "solidariedade" para com o trabalho do reitor Santos Silva.

Cartoon

 


Fred no País dos Cegos, 1973

Opinião

Aprendizagem organizacional e qualidade na Universidade
por Manuel Loureiro

A lei e a qualidade das universidades públicas
por António Fidalgo


Recursos financeiros e outros
 por Pedro Guedes de Carvalho


Crianças em risco com casa de acolhimento
Lar, doce lar

Já abriu o Centro de Acolhimento Maria Luísa Miguel, na Covilhã. O estabelecimento recebe, temporariamente, crianças em risco ou mal tratadas, enquanto se aguarda decisão judicial sobre o seu futuro. A casa está vocacionada para acolhimento temporário - que pode ir de alguns dias até um ano - e pretende oferecer aos pequenos hóspedes o calor e o conforto de um verdadeiro lar - algo que muitos, junto das famílias, nunca tiveram. 

.

Primeiras Jornadas de Emprego
Futuro em debate na UBI

Durante quatro dias os estudantes da Universidade da Beira Interior puderam tentar a sua sorte numa Feira de Estágios, e participar no seminário "Cria a tua empresa já!", orientado pela Associação Nacional de Jovens Empresários. Promovidas pela AAUBI, estas Primeiras Jornadas do Emprego pautaram-se no entanto pela quase apatia de empresas e estudantes.

.

.

 
Cartão do utente com adesão de 80 por cento

O novo cartão do utente do SNS, já está em utilização por todo o País. Ganhos de produtividade, eficiência e melhorias no serviço prestado são alguns dos objectivos do novo equipamento. Na Covilhã a adesão ronda os 80 por cento.
 

Festival Internacional de Tunas em Castelo Branco

O FITAS 2000 esteve em Castelo Branco na passada semana. Com a participação de grupos portugueses e espanhóis, a festa invadiu as ruas, e elegeu a melhor tuna da noite.

 
"Qualidade do Ensino Superior só melhora quando 'clientes' o exigirem"


Câmara da Covilhã atribui subsídio de 3500 contos ao Cine-Clube
 
Hospital da Cova da Beira visto por dentro

O sofrimento e a arte na pintura de Frida Kahlo

Covilhã divide Governo Civil com Castelo Branco

Sampaio passa pela Sertã durante presidência Aberta dedicada à floresta

Paulo Portas adiou conferência na UBI por causa do aumento de combustíveis

Biblioteca Musical única no Interior

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda